Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Procon alerta consumidores sobre leitura por estimativa
Data:13/08/2019 - Hora:09h09
Procon alerta consumidores  sobre leitura por estimativa
Divulgação

A superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona, destaca que, durante o período da bandeira vermelha, os consumidores precisam ficar atentos com a leitura por estimativa, que pode dobrar o valor da conta de luz de um mês para o outro. Desde 1° de agosto que a Energisa passou a cobrar a taxa de bandeira vermelha na conta de luz, que terá o aumento extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

Diante do cenário, Gisela destaca que é importante que as pessoas tenham cautela no consumo para não se assustarem com as faturas. Ressalta que os consumidores precisam ficar atentos se a Energisa de fato está fazendo a leitura de consumo do imóvel ou se a medição é por estimativa.“Porque nós temos muito problema com a leitura por estimativa e na verdade quando no mês seguinte, por exemplo, a Energisa vai até a sua casa e faz a leitura efetivamente, você tem um resíduo a pagar não só do mês vigente, mas do mês anterior que não foi pago, pela falta de medição. Então isso torna muito onerosa a sua conta e isso acontece porque há uma má prestação de serviço da empresa nesse sentido”, explicou Gisela.

Acrescenta que a Energisa as vezes deixa de contratar mais pessoas, “e por causa disso não faz a leitura todos os meses de todos os consumidores”. Segundo ela, esse procedimento deveria ser uma regra e não exceção, principalmente na área urbana. Ela acrescenta ainda que em relação a Energisa, a grande reclamação que chega ao Procon continua sendo a cobrança indevida, que, em muitos casos, a conta de luz chega a dobrar de um mês para o outro. Ressalta que isso tem ocorrido justamente pela falta de leitura presencial, quando ocorre a cobrança por estimativa.

No mês seguinte, explica Gisela, quando é feita a medição na casa da pessoa, o valor da conta praticamente dobra, “porque entra no cálculo o consumo do mês passado que não foi aferido pela concessionária”. A bandeira vermelha foi anunciada no final de julho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela é comum a partir do mês de agosto, considerado um período de escassez de chuva, com tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário, conforme a agência, requer o aumento da geração termelétrica.

 



fonte: Procon/MT com Redação



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary
rotary alimento
zoom
High Society
Aniversariando amanhã a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti que comemora a data cercada de carinho do maridão Amarildo Merotti, do filho André e seleto grupo de amigos. Desejo um feliz aniversário!  Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Brinde especial ao aniversariante Sidney Garcia que festejou data nova ao lado da esposa (foto) e companheiros do Rotary. Que esse novo ano seja pleno de alegrias e saúde. Feliz Aniversário!!!  Marcando golaço no placar da vida o colega de jornalismo Pedro Miguel, que recebe os parabéns dos amigos e familiares. Que sua vida seja uma soma de bênçãos e de vitórias são os nossos votos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados