Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Procon alerta consumidores sobre leitura por estimativa
Data:13/08/2019 - Hora:09h09
Procon alerta consumidores  sobre leitura por estimativa
Divulgação

A superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona, destaca que, durante o período da bandeira vermelha, os consumidores precisam ficar atentos com a leitura por estimativa, que pode dobrar o valor da conta de luz de um mês para o outro. Desde 1° de agosto que a Energisa passou a cobrar a taxa de bandeira vermelha na conta de luz, que terá o aumento extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

Diante do cenário, Gisela destaca que é importante que as pessoas tenham cautela no consumo para não se assustarem com as faturas. Ressalta que os consumidores precisam ficar atentos se a Energisa de fato está fazendo a leitura de consumo do imóvel ou se a medição é por estimativa.“Porque nós temos muito problema com a leitura por estimativa e na verdade quando no mês seguinte, por exemplo, a Energisa vai até a sua casa e faz a leitura efetivamente, você tem um resíduo a pagar não só do mês vigente, mas do mês anterior que não foi pago, pela falta de medição. Então isso torna muito onerosa a sua conta e isso acontece porque há uma má prestação de serviço da empresa nesse sentido”, explicou Gisela.

Acrescenta que a Energisa as vezes deixa de contratar mais pessoas, “e por causa disso não faz a leitura todos os meses de todos os consumidores”. Segundo ela, esse procedimento deveria ser uma regra e não exceção, principalmente na área urbana. Ela acrescenta ainda que em relação a Energisa, a grande reclamação que chega ao Procon continua sendo a cobrança indevida, que, em muitos casos, a conta de luz chega a dobrar de um mês para o outro. Ressalta que isso tem ocorrido justamente pela falta de leitura presencial, quando ocorre a cobrança por estimativa.

No mês seguinte, explica Gisela, quando é feita a medição na casa da pessoa, o valor da conta praticamente dobra, “porque entra no cálculo o consumo do mês passado que não foi aferido pela concessionária”. A bandeira vermelha foi anunciada no final de julho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela é comum a partir do mês de agosto, considerado um período de escassez de chuva, com tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário, conforme a agência, requer o aumento da geração termelétrica.

 



fonte: Procon/MT com Redação



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Destaque VIP ao grupo Amigos do Bem que estão sempre juntos em prol de ajudar os mais necessitados realizando na cidade vários eventos, entre eles o Bazar e o Desfile Fashion Luz. Pessoas como vocês fazem a diferença. Nossos aplausos e reconhecimento. Em tempo parabenizamos Josinete Miranda pela passagem de mais um natalício. Felicidades e muitos anos de vida é o que lhes desejamos. Celebrar a amizade faz bem pra alma e pro coração. Nosso click as amigas Fabíola Campos Lucas e Andressa Braga.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados