Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
A Condição Humana
Data:13/08/2019 - Hora:08h58

Marcelo mora embaixo de um viaduto. Sua filha de 7 anos vive com ele. Todo dia, Marcelo acorda e vai atrás de alimento para si e para sua filha. Às vezes, Marcelo consegue algum pacote de balas para vender nos sinais ou em pontos movimentados. Mas às vezes seguranças encrencam com a presença de Marcelo e ele não consegue fazer suas vendas. Às vezes, Marcelo pede esmola. Alguns dão, mas muitos manifestam repulsa ou o ignoram. Parece que um morador de rua não merece sequer ser notado. Talvez porque esteja sujo, talvez porque pareça perigoso.

É como se Marcelo fosse invisível. “A gente é totalmente excluído da sociedade”, ele diz.

Um dia, Marcelo pedia esmola na frente de um bar. O dono do bar, quando o viu incomodando seus clientes, partiu para a agressão. Às vezes é melhor nem ser visto, mesmo. Marcelo tem uma filha de 19 anos que vive em Pernambuco. Ele veio para São Paulo com a mãe dela, sua esposa, mas esta morreu um ano e pouco depois. Marcelo fica angustiado porque não pode dar notícias nem visitar sua filha. A culpa pesa sobre seus ombros. Mas Marcelo não pode se abater. Ele tem uma filha para sustentar. Um dia, Marcelo ganhou de uma boa alma uma caixa de chocolates. Vendeu a caixa inteira e conseguiu 150 reais. Com o dinheiro, dormiu duas noites em um hotel com a filha. Vê-la sentada em uma cama de verdade, assistindo desenho animado pela manhã, encheu seu peito de alegria.

Mas a alegria foi breve. Em seguida eles voltaram para a rua. Para a desgraça que é morar na rua. A menina está estudando. A assistente social arrumou um colégio para ela. Uma outra boa alma ajuda Marcelo e a sua filha de vez em quando, cozinhando para eles e abrigando a menina. Marcelo não pode esmorecer. Se ele deixar faltar o básico para sua filha, a assistente social vai lhe tirar a criança. Marcelo tem procurado trabalho. Ele fez uma entrevista de emprego esses dias. Sua ficha estava sendo preenchida por um cara que dizia que já estava tudo certo. O emprego era dele. Mas aí chegou a parte do endereço. Marcelo não mentiu. Disse que é morador de rua, mas está disposto a fazer de tudo, de se esforçar ao máximo, de ajudar como puder. Mas sem endereço fixo não rola. Marcelo perdeu a vaga. Mas Marcelo não pode fraquejar. Ele não pode deixar sua filha desamparada. Marcelo acredita que Deus está sempre com ele, lhe mostrando o caminho. Mas ele sabe que isso não basta. Marcelo sabe que tem que ir à luta. Enquanto não percebermos que o próximo é um reflexo nosso e que o tratamento que damos a ele estamos, no fundo, dando a nós mesmos, estaremos condenados a viver sob os desígnios sinistros do egoísmo e do medo. Enquanto a luta do Marcelo não for a luta de todo mundo, não teremos ainda atingido a condição humana. Não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você; Você finge não ver e isso dá câncer. (Legião Urbana) ***___Pedro Breier - é graduado em direito pela UFRGS, articulista do site Capezinho. 




fonte: Pedro Breier



JBA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados