Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Acordo MT/Bolívia firma parceria de combate ao tráfico de pessoas
Data:31/07/2019 - Hora:08h52
Acordo MT/Bolívia firma parceria  de combate ao tráfico de pessoas
Assessoria Netrap

O Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netrap), que é vinculado a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), firmará um acordo bilateral com a Bolívia para viabilizar medidas de combate ao tráfico de pessoas.

O assunto está sendo pauta de reuniões entre representantes bolivianos com o governador do Estado, Mauro Mendes, e a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, iniciadas  na última segunda-feira (29), data antecessora ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas,  prosseguindo até esta quarta feira.

O evento reúne autoridades de diversas áreas do Governo do Estado e técnicos de Mato Grosso e da Bolívia, na Casa Civil (Centro Político Administrativo), com a presença dos coordenadores e membros do Comitês de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap). Na ocasião, as autoridades irão assinar um Protocolo de Intenções para a execução de diversas ações preventivas e de combate ao crime.

Um dos eixos da integração internacional é a Política de Assistência em Saúde Pública, com ênfase na prevenção ao tráfico de pessoas na região de fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia. A representante da SES-MT, Cleidi Souza, explica que a área da saúde integra a temática com ações do eixo de prevenção e assistência às vitimas.

Além da assinatura do Protocolo, no primeiro dia do evento houve a apresentação do Diagnóstico sobre Fronteira, realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além da divulgação dos avanços e desafios desde a primeira reunião, em 2018.

O governador ressaltou a importância do trabalho em conjunto e a boa vontade para resolver os problemas que envolvem o assunto.

“O tráfico de pessoas é algo que envolve muitos setores. É preciso que a importância do assunto seja de entendimento de todos. Estaremos sempre apoiando ações como essa”, disse Mendes.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Salete Morockoski, explicou que a 2ª Reunião Bilateral Brasil-Bolívia sobre Tráfico de Pessoas será dividida em três dias, finalizando com a assinatura do termo de intenção entre o governo de Mato Grosso e a Bolívia. “Estamos discutindo todas as áreas que envolve a problemática, incluindo entidades e representantes que trabalham com o tema, para chegar ao acordo bilateral”, pontuou.

A coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap-MT), Dulce Regina Amorim, explicou que o tráfico de pessoas cresceu nos últimos anos principalmente entre crianças e adolescentes para exploração sexual, embora muitos casos não sejam quantificados.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) mostram que mais de 500 pessoas foram vítimas de tráfico, entre 2013 e 2017, direcionadas, na maior parte, para o trabalho escravo. A representante do governo boliviano, Ana Valeria Escobar, informou os trabalhos de combate ao tráfico de pessoas realizados na Bolívia, mas destacou a necessidade do apoio bilateral para a continuidade das ações, principalmente no que se refere a prevenção. “É fundamental essa sincronia de informações para coibir esse crime nos dois países”, pontuou.




fonte: Assessoria com Redação



JBA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados