Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 17 de Novembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Viagem sem Rumo
Data:30/07/2019 - Hora:08h37

Em recentes conversas nas três federações classistas da Indústria, do Comércio e Serviços e da Agricultura e noutros setores da economia o assunto foi levantado. Mas parece que não faz muito sucesso. A discussão é ampla e muito complexa. Vai além das simples discussões de momento em torno de temas imediatos. Estou falando da montagem de uma rede de inteligência em Mato Grosso. O que significa isso? perguntaria o leitor. Vamos à tentativa de explicação. Tudo vem acontecendo dentro de um casuísmo sem causa. De um lado o governo do Estado gerindo uma administração sem visão estratégica de médio e de longo prazo. De outro lado, as classes econômicas também sem articulação política na defesa dos interesses dos seus investimentos. Nos dois lados falta a visão estratégica para o futuro. Tudo o que vem acontecendo no estado de Mato Grosso tem sido feito sem planejamento estratégico. Como o Estado é rico e promissor existe uma série de setores que não dão errado. Mas uma visão estratégica de curto, médio e de longo prazo não existe!

O governo do Estado não tem planejadores que conheçam a realidade ampliada da estrutura, da produção, dos mercados interno e externo e dos cenários próximos. O governo vai pouco além do seu caixa que vive sempre apertado. Quanto mais a produção econômica produzir, mais o Estado gastará e pedirá mais. Sem corresponder pra que a produção alcance custos mais baratos. Os dois só se falam em casos como a atual revisão de incentivos e mexida tributária. Mas sem voz. Os setores privados não tem voz política. Isso, porque não montaram uma rede de inteligência estratégica capaz de confrontar o governo na sua ânsia de arrecadas, gastar e de facilitar o seu lado. Pode fazer leis. E faz!

Já que o governo vive preso na máquina blindada do arrecadar e gastar do jeito que pode, não é capaz de frear esse círculo vicioso. A máquina do Estado é gastadora e protegida por leis e mais leis. Na sua leitura, os aumentos da arrecadação de impostos lhe pertencem pra pagar salários, custos e direitos adquiridos. Do lado de lá, na falta de uma rede de planejamento futuro. Os setores produtivos não sabem como e nem com quem falar. Falam sozinhos frequentemente. E nas crises! Na vida normal eles se esquecem de se articular pra terem voz e dizer ao Estado o que eles desejam. Claro que este tema é maior do que isso. O que estamos falando é da falta de uma inteligência. Por inteligência entenda-se convergência de interesses públicos e privados na construção de um futuro sustentável e justo pra eles e pra sociedade com mais de 3 milhões de pessoas que vivem aqui. ***___Onofre Ribeiro é jornalista, editor e apresentador de programas em televisão, professor universitário e consultor em comunicação e estratégias políticas.




fonte: Onofre Ribeiro



JBA AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
QI
Multivida
High Society
A família rotária de  Cáceres está em festa com a realização da  Olimpíada Distrital de Interact Clubs (ODIC) do Distrito 4440. O evento tem como objetivo unir os clubes de Interact do estado através de jogos dinâmicos e gincanas. Batizada como Odic do Infinito, na tarde/noite de ontem os mais de 200 jovens foram recebidos pelos interactianos e rotarianos de Cáceres. Esta coluna deseja a todos boas vindas e sucessos nas olimpíadas. No rol dos aniversariantes  o colunável cirurgião dentista Renato Michels Carvalho que comemora a data cercado de carinho da namorada, dos familiares e pessoas próximas. Felicidades e realizações são os nossos votos. Salute!!! Sempre atento as notícias mais mais da Princesinha, Daniel Lima juntamente com a competente equipe do Colégio QI, que acompanham todas as manhãs nosso trabalho. Agradecemos a preferência e desejamos um ótimo dia.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados