Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Tribunal rejeita recurso mantendo cassado mandato de Selma Arruda
Data:26/07/2019 - Hora:11h03
Tribunal rejeita recurso mantendo  cassado mandato de Selma Arruda
Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral TRE manteve a cassação do mandato de senadora Selma Arruda (PSL), durante sessão matutina da Corte, ontem,  (25), ressaltando-se que  Selma ainda pode recorrer ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Ela tentava reverter a situação por meio de embargos de declaração, mas o recurso foi rejeitado por unanimidade pelo magistrados, que acompanharam o parecer do relator do embargo, o desembargador Sebastião Barbosa Farias.

Os membros do TRE entenderam que não houve omissão no voto do desembargador Pedro Sakamoto, que resultou na cassação do mandato de Selma. Acompanharam voto do relator os juízes Vanessa Curti Perenha Guasques,  Antônio Veloso peleja Júnior, Yale Mendes, Sebastião Monteiro, Jacson Coutinho e Gilberto Giraldelli, presidente do TRE.

Selma foi cassada pelo TRE-MT em 10 de abril deste ano por entender que ela cometeu crime de caixa 2 e abuso de poder econômico, por gastos antes do período permitido em campanha eleitoral. Ela tentava reverter a condenação por meio dos embargos.

O TRE entendeu que Selma realizou mais de 70% dos gastos de campanha fora do período permitido, o que totaliza R$ 850 mil. Conforme a Corte, também teria sido injetado R$ 1, 2 milhão na campanha da juíza aposentada, “sem registro de contabilidade oficial”, o que configura prática de caixa 2.

No primeiro julgamento que resultou na condenação da senadora, o juízes ressaltaram que houve gastos vultuosos fora do período eleitoral, que Selma "quebrou a regra da isonomia do pleito". Lembraram que a única exceção que se permite arrecadar recursos antes da data do registro de candidatura é o método de "vaquinha eleitoral" por meio da internet, que, segundo a Corte, não foi o caso.

Ontem, na tribuna do Senado, a senadora Selma Arruda chegou a chorar ao argumentar que a cassação seria resultado do peso de, como juíza, ter prendido líderes políticos do Estado , por corrupção, como o ex-governador Silval Barbosa e o ex-presidente da Assembleia, José Riva. Na tribuna ela negou o crime de caixa dois e explicou aos colegas que as despesas de campanha foram pagas com recursos próprios e do primeiro suplente e que espera um julgamento isento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




fonte: R. MT com Redação



JBA anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados