Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Objeto livro e suas experiências
Data:16/07/2019 - Hora:08h24

A produção de livro de artista, em parte do Mato Grosso, uma prática e opção inexistente, nem mesmo em pequenas editoras. Porque a área carece de inovação de projeto gráfico, rompendo as amarras do conservadorismo, possibilitando reflexões iluminadas sobre o que possa a ser a experiência de produzir livro de artista. Seja do ponto de vista do criador, do leitor, do produtor, da editora, da circulação, dos fluxos, dos arquivos, dos acervos, enfim, para se criar a cultura e a história do livro de artista.

Criar um projeto de incentivo e formação cultural para que os editores e proprietários de gráficas incluam em suas produções a forma-livro, entre outras formas de produção artística e poética. Uma espécie de “escrituras visuais”: duplas folhas aladas, intercaladas aos textos, provocando pousos e povoando as pausas, respiros no decorrer da leitura dos textos, fazendo com que o livro, em algum momento, seja o abrigo e, simultaneamente, o ponto de fuga para os pensamentos sobre o fazer específico e singular que é o universo dos livros de artistas.

Deve-se fazer um diálogo com o território específico e abrangente de livro de artista, atualmente com suas fronteiras ampliadas. Produzir livro de artista traz à tona algumas reflexões e projeções, entre tantas possíveis sobre o campo semântico que o mesmo alavanca, carregando em seu bojo sutis e avassaladoras distinções: livro-objeto, objeto-livro, caderno de anotações, diários, impressões, obra-livro, forma-livro, caixa-livro, livro-processo, livro-registro, entre outras. Tratando-se de um campo aberto para investigações e experimentações, várias definições, não definidas convivem e compartilham operações e modos de produção. A experiência que reside neste campo poético singular – o de livro de artista – é carregada de poesia e cultura, intercalando, conectando e provocando diálogos entre artes plásticas, artes visuais, literatura e design gráfico, conjugando várias áreas do conhecimento – que são da ciência à história, da antropologia à filosofia.

Esse elenco de expressões traduz, por um lado, a intersecção das diferenças em relação aos procedimentos, modos de produção, estratégias e plataformas que indicam ser livro de artista ou ser livro simplesmente e, por outro lado, converge para distintos pontos focais das semelhanças entre todos os livros que, de certa maneira, alimentam e contemplam esse fazer singular – ser um livro livre, antes e depois de tudo! ***___Rubens Shirassu Júnior - escritor, pesquisador, jornalista e pedagogo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (1981-2011 – ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016)




fonte: Rubens Shirassu Júnior



rotary anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados