Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Apoio dos governos às família
Data:02/07/2019 - Hora:08h33

"Mais do que nunca, as relações familiares em nossa sociedade têm seu fundamento em decisões pessoais livres. O divórcio, legalizado há 42 anos no Brasil, é uma escolha cada vez mais frequente – entre 1984 e 2016, a proporção de divorciados em relação ao número de casados mais que triplicou, segundo o IBGE. Ter filhos é hoje uma opção do casal, não uma decorrência natural de seu relacionamento. Assim, o triunfo da autonomia individual vem alterando significativamente as características das famílias. O resguardo da esfera privada nas democracias liberais é aspecto fundamental nesse processo, condição indispensável para a garantia das liberdades individuais. No entanto, no que diz respeito às relações familiares, ainda que privadas, algumas escolhas têm relevantes repercussões públicas e, por isso, não podem ser indiferentes para os governos. O exemplo mais eloquente disso é a educação das crianças.

A família tornou-se motivo de conflitos ideológicos e, portanto, um elemento de desagregação na esfera pública Desde 2011, a ONU aprovou algumas resoluções exortando os Estados-membros a promover políticas de apoio à família como ferramentas para o desenvolvimento social. Em concreto, recomenda-se a implementação de ações centradas na família para a redução da pobreza, a promoção das relações intergeracionais, a conciliação trabalho-família e o desenvolvimento da parentalidade. Não se trata de impor nenhum modelo familiar pré-concebido, mas de apoiar as famílias no cumprimento de algumas de suas funções mais básicas, como as tarefas de cuidado e a educação. Há evidências consistentes de que esse apoio é estratégia bem-sucedida para estruturar políticas públicas. Por exemplo, vários governos europeus, preocupados com o acentuado envelhecimento populacional e as baixas taxas de natalidade, estão expandindo o amparo estatal concedido às famílias. É o caso de Portugal, onde ocorre um amplo debate público sobre como apoiar a decisão dos casais de terem filhos. A China aboliu a política do filho único e rebatizou suas ações de “planejamento familiar” para “desenvolvimento familiar”.

Um exemplo mais próximo à realidade brasileira é o da África do Sul, onde existe um programa de transferência de renda parecido com o Bolsa Família, no qual exige-se da família a participação em ações de formação da parentalidade. Uma consequência positiva é a maior participação dos homens no cuidado das crianças. "No Brasil, o debate sobre o tema ainda é bastante precoce. A família tornou-se motivo de conflitos ideológicos e, portanto, um elemento de desagregação na esfera pública. Como consequência, apesar de ser assunto recorrente em discursos políticos, raramente ganha respaldo com propostas efetivas." ***___Rodolfo Canônico, especialista em Políticas Públicas para a Família pela Universidade Internacional da Catalunha, é fundador e diretor-executivo de Family Talks.

 



fonte: Rodolfo Canônico



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados