Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Faculdades são suspeitas de fraudar Enade atrás de notas
Data:18/06/2019 - Hora:09h37
Faculdades são suspeitas de fraudar Enade atrás de notas
Arquivo

Três faculdades particulares de Mato Grosso foram alvo de denúncia de fraude no programa do Fantástico anteontem, (16). Segundo a reportagem, a Faculdade Cuiabá (Fauc), a Faculdade Cândido Rondon e a Faculdade Desembargador Sávio Brandão (Fausb) fraudaram a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos alunos de ensino superior.

As denúncias foram feitas por um aluno de Administração de uma das instituições. As faculdades, que são comandadas pela empresária Maria Aparecida Enes Andrade, estão sendo investigadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Fantástico mostrou que as instituições antecipavam a formatura de alunos que tiravam notas baixas para não participarem do exame. Um professor que trabalhou nas faculdades, contou: "A ordem que foi dada era a seguinte: para os alunos que são ruins, se antecipa a formatura deles, fazendo com que eles ganhem notas."

Além de apressar a formatura dos alunos, as faculdades comandadas por Maria também teriam fraudado o questionário de avaliação da faculdade e a fiscalização in loco da estrutura física das instituições.

A maior parte dessa nota, 55% dela, sai de uma prova feita por estudantes veteranos que já tenham cumprido 80% do curso.

O Fantástico teve acesso à gravação de reunião liderada por Maria Aparecida Enis Andrade, diretora das três faculdades. No áudio, ela fala com professores e repassa orientações de como proceder. "Tem que parar tudo e só intensificar Enade, do jeito que nós estamos a gente nunca vai sair do protocolo de risco", diz a diretora na reunião se referindo a um conjunto de protocolo de sanções aplicadas pelo MEC às faculdades que se saem mal no Enade. Conforme a reportagem, em 2015 as três faculdades tiveram notas baixas: um ou dois quando o máximo é cinco.

A reunião que foi gravada e teve trechos exibidos pela emissora foi realizada um mês antes do exame. "Nós vamos ter que colocar de goela abaixo porque senão no Enade vai ser zero", diz a diretora em outra parte da reunião. Para evitar isso, a direção da universidade deu um jeito para que só os "bons alunos fizessem o Enade e apressou a formatura dos estudantes considerados "mais fracos" que poderiam derrubar a nota média da turma.

Um dos entrevistados pelo Fantástico, um professor que trabalhava em uma das faculdades em 2018, confirmou a fraude por determinação da diretoria. Conforme a reportagem até o questionário os estudantes preenchem como parte da avaliação do Enade com uma série de questionamentos, era manipulado. Isso porque os professores obrigavam os universitários a preencherem o formulário nos computadores da própria faculdade para controlar as respostas dadas por eles.

Ainda de acordo com a reportagem, até a vistoria técnica dos profissionais do Inep realizada nas instituições para avaliar a estrutura como laboratórios e bibliotecas, também era fraudada. Isso porque antes das visitas, a diretoria montava salas interativas, com móveis novos como frigobar, sofás e ampliava o acervo de livros. Porém, recolhia tudo após as visitas dos profissionais do Inep. Por meio de nota enviada pelos advogados, Maria Aparecida negou as irregularidades.




fonte: G1 com Redação



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados