Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FAPAM
Da violência contra o Idoso
Data:18/06/2019 - Hora:09h22

Sábado último, 15 de junho, marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo, sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa PNPSI, aprovada pela Portaria nº 2.528/GM, do Ministério da Saúde de 19 de outubro de 2006, tem dentre suas diretrizes “a promoção do envelhecimento ativo e saudável”, que visa dentre outras, realizar ações integradas de combate à violência doméstica e institucional contra a pessoa idosa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social. Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos são registradas dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros. A violência ao idoso não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que, geralmente, tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso em todo o país. Diversas famílias enfrentam o dilema de ter que deixar seus familiares idosos aos cuidados de um enfermeiro ou em uma casa de repouso com medo de que sejam maltratados. A recomendação de órgãos especializados é avaliar bem o histórico do enfermeiro ou do asilo, e, observar se o idoso aparece com machucados. Como nem sempre a família tem condições de pagar algum tipo de tratamento ou cuidado, a falta de paciência pode fazer com que os próprios familiares maltratem os idosos. O Brasil não possui um canal de denúncias específico para a violência contra o idoso, mas a empresa de telefonia Vivo, disponibiliza o Disque Denúncias 181 que também funciona para esses casos. A denúncia possui garantia de sigilo absoluto e anonimato e o denunciante poderá acompanhar as providências tomadas e os resultados obtidos pelas Polícias Civil e Militar a partir de uma senha. As ligações são gratuitas e o serviço funciona todos os dias em qualquer horário. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dos municípios também recebe denúncias e auxilia familiares e idosos nos mais diversos casos. Ressalte-se que o Estatuto do Idoso o protege de qualquer tipo de violência e prevê que qualquer pessoa, tem o dever de prevenir a ameaça ou violação diretos do idoso (lei nº 10.741/2003 artº 3, § 1.º).  Além do 180, a denúncia pode ser feita também pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), ou em delegacias especializadas na Proteção do Idoso, além de comunicação com Ministério Público e aos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso. Em qualquer atitude suspeita em que o idoso esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie!*** Compilagem de Rosane Michelis – jornalista, bacharel em geografia e pós em turismo.




fonte: Rosane Michelis



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
rotary
High Society
Felicitamos nossa leitora assídua Alzira Lindote que domingo recebeu os abraços da família pela passagem de mais um natalício. Parabéns pela beleza que você espalha por onde passa! Parabéns pela doçura de seus gestos, pela ternura que sempre trás em suas palavras. Que Deus lhe abençoe com um ano pleno de saúde e felicidades sempre. Receba hoje os abraços da família do JCC. Vivas a querida Vânia Costaldi, que festejou mais um ano de vida recebendo o carinho dos amigos nas redes sociais. Esperamos que a cada ano, você adquira novas forças e que continue firme e vencendo sempre. Deus está do seu lado e terá sempre uma benção para te oferecer. Parabéns, seja feliz em todos os dias da sua vida. Os parabéns a princesinha Elena que comemorou seu primeiro aniversário, com direito a bolo, docinhos e muita alegria. Na foto com os pais Thomas Silva e Bárbara Forgiarini Bastos Aniceto que festejaram a data ao lado da família. Que Papai do Céu cubra você de muitas bênçãos, que você cresça saudável e que nunca te falte o necessário para tua felicidade.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados