Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
É isso aí, Bichos!
Data:05/06/2019 - Hora:08h01
É isso aí, Bichos!
Reprodução Web

É isso aí bicho!Lembram deste jargão dos anos 70, jovem guarda, é uma brasa, mora?, pois é; Os bichos do século XXI são outros, vieram pro pantanal, adotados pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, afilhados da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Criado desde 2013, o Projeto atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira, especialmente a Ariranha (Giant River Otter) Pteronura brasiliensis, na Ictiofauna, nas várias espécies de aves que utilizam os rios como possibilidade de migração, alimentação, reprodução e/ou descanso, e nos predadores que dependem do rio como a onça-pintada, Panthera onca – felino da família Felidae, que vive às margens do rio Paraguai e é um excelente nadador. Sob a batuta do gringo Mister Dr. Douglas Trent, a diretora do Sustentar  Jussara Utsch e tribo seletiva, esta semana uma nova fera desta salutar fauna humana, jornalista Camilinha, esteve aqui na redação, trazendo-nos as boas vindas alusivas a Semana do Meio Ambiente, cujo dia o calendário registra nesta quarta feira, 5 de junho. Então, para aqueles que desconhecem a importância do Meio Ambiente, mesmo vivendo nele, vamos aqui refrescar a cuca de muita gente que não lê, não pesquisa, não estuda e passa pela vida, sem ambiente ou meio, porém, vivos ainda porque vivem no meio ambiente.  Pois bem, esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981,  com o  objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, visando incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. Sabiam que até na nossa Carta Magna o meio ambiente está presentes? Pois é, no Art. 225 da Constituição Federal explícito está, - in-verbis – “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações,”. A pós o caput, temos no § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:

 I -  preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; II -  preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

III -  definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; IV -  exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; V -  controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI -  promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente e VII -  proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. Viram só como o Meio Ambiente é importante? Pois é, seria maravilhoso, não fossem letras mortas numa carta estropiada pelos poderosos que mutilam florestas, devastam matas impunemente e por matilhas humanas assoreando rios, dizimando a fauna e a flora com atos predatórios. Como a Natureza é um legado de Deus à vida e ainda existem pessoas como os Bichos do Pantanal, o Meio Ambiente respira e com ele, os de boa índole e de carona, os nefastos lúmpens exterminadores; A vida pede passagem, Bom Dia!




fonte: Da Redação



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados