Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Abordando processos participativos e políticas públicas, Unemat realiza 8º Encontro Cacerense de Eco
Data:30/05/2019 - Hora:18h52
Abordando processos participativos e políticas públicas, Unemat realiza 8º Encontro Cacerense de Eco
Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando a 8ª edição do Encontro Cacerense de Economia Solidária (Encaeses), com o tema ‘Processos participativos, organização comunitária-territorial e políticas públicas’. Simultaneamente ocorrem a 2ª edição do Colóquio Nacional de Práticas Sociais, Trabalho Associado e Estudos Freireanos (Contae) e a 12ª edição da Feira Pantaneira Saberes e Sabores. Os eventos tiveram início na terça-feira (28) e seguem até sábado (1º), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres.

Coordenados pelos professores Laudemir Luiz Zart e Loriége Pessoa Bitencourt, os eventos são realizados pelo núcleo da Unemat integrante da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (Incubeess) e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), e vinculado ao projeto ‘Economia Solidária: Pedagogia da cooperação, desenvolvimento territorial, políticas públicas e empreendimentos econômicos de cooperação em Mato Grosso’. Participam do evento estudantes de vários níveis de formação, educadores, agentes ligados aos movimentos sociais, pesquisadores, gestores públicos, autoridades, militantes de causas sociais e trabalhadores do campo e da cidade.

O 8º Encaeses articula reflexões sobre a docência e a formação em espaços como a educação do campo e a economia solidária, e possui como finalidade a conexão de pesquisadores em redes de colaboração, como a Rede Unitrabalho, e cooperação com pesquisadores da Bolívia e da Rede Latino-Americana de Inteligência Territorial, Práxis e Transformação. O Encaeses é ainda um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos na pesquisa, nas experiências cotidianas dos grupos sociais e na interação de culturas, na perspectiva de articular agentes sociais e universitários na produção social de conhecimentos pertinentes e a democracia cognitiva sociotransformadora.

De acordo com um dos coordenadores dos eventos, Laudemir Luiz Zart, o Encaeses é um encontro de diálogos compartilhando os saberes e os conhecimentos da economia solidária. “O Encaeses possui uma importância ao articular várias temáticas que resultam da pesquisa, da extensão e do ensino de graduação e pós-graduação, principalmente dos mestrados em Educação e em Geografia. É uma socialização do que fazemos não só na Unemat de Cáceres, mas também na Unemat de Barra do Bugres, Sinop e Tangará da Serra”, explica o coordenador. “É uma congregação de conhecimento de pesquisadores de diversos temas, mas também do conhecimento das pessoas com quem nós estamos trabalhando, os envolvidos nos empreendimentos que também se envolvem na formação, organização e produção deste conhecimento”, afirma Laudemir.

Entre palestras, mesas-redondas e rodas de conversa, o evento contou com a participação dos engenheiros Leonel Wohlfahrt, da Seccional de Mato Grosso da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase-MT), e Willian Savatierra, de San Inácio, na Bolívia; dos professores Cristiane Betanho, da Universidade Federal de Uberdândia (UFU), em Minas Gerais; Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul; Edson Caetano e Luiz Augusto Passos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Rosimeire Aparecida de Almeida, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); além de Sirlei da Costa, da Juventude Camponesa e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e Douglas Alexandre Castrillon Jr, mestrando em Ciências Ambientais pela Unemat.

Também participaram das palestras, mesas-redondas e rodas de conversa do Encaeses e do Contae os professores unematianos Cristiane Gonçalves Ribeiro, Dinairan Dantas de Souza, Eliane dos Santos Martinez Paezano, Evelyn Oliveira Cardoso Santos, Fabrícia Nates dos Santos Galvão, Heloisa Salles Gentil, Ilma Ferreira Machado, Iraci Aguiar Medeiros, João Ivo Puhl, José Ferreira da Costa, Josivaldo Constantino dos Santos, Jucilene de Oliveira Martins, Laudemir Luiz Zart, Loriége Pessoa Bitencourt, Luan Benedito Oliveira da Silva, Marcia Aparecida de Barros da Cruz, Márcia Cristiane Teixeira, Samuel Laudelino da Silva, Sandra Maria Soares, Sandro Benedito Sguarezi, Tânia Paula da Silva e Vivian Lara Cáceres Dan.




fonte: Nataniel Zanferrari



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados