Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
É possível planejar a transmissão do patrimônio aos herdeiros?
Data:29/05/2019 - Hora:09h04

Falar em planejamento sucessório é tratar e lidar diretamente com o assunto sobre a finitude da vida, mas, de uma forma mais leve sem adentrar às mazelas e ‘des’entendimentos do plano espiritual. Precisamos, então, compreender como que o planejamento poderá ser efetivo nesse momento afim de que compreendamos que o planejamento sucessório é a forma mais segura e, muitas das vezes, menos onerosa quando tratamos de uma sucessão causa mortis para aqueles que pretendem estabelecer uma proteção ao patrimônio que será deixado após a abertura da sucessão (morte).

Na atualidade não podemos pensar o direito sucessório dissociado da realidade econômica do país ou das mudanças e alterações insipientes que assentam novos traços econômicos, sociais e estruturais na sociedade. Portanto, o direito sucessório cujo objeto é a transmissão das relações patrimoniais deve ser tratado com olhar mais próximo e humanístico a fim de produzir e alcançar a real efetividade das normas.

Nesse sentido, o planejamento sucessório consiste na estruturação de forma planejada da sucessão do patrimônio do indivíduo possibilitando a preservação e proteção do patrimônio familiar, a simplificação dos procedimentos, trâmites sucessórios, a prevenção de litígios entre terceiros e, claro, a eficiência financeira, tributária e econômica na sucessão patrimonial.

O planejamento sucessório como tem se discutido na atualidade só é possível porque o próprio direito sucessório passou a refletir um viés mais social e econômico na sociedade contemporânea e, portanto, um bom planejamento sucessório acaba por possibilitar a organização financeira e patrimonial para depois da finitude da vida do instituidor, de modo que à morte fique reservada tão somente, e dentro de sua grandiosidade pelo que significa no campo das emoções, a dor da alma pela perda do ente querido, mas sem produzir efeitos catastróficos no âmbito patrimonial e financeiro.

Assim, os instrumentos do planejamento sucessório, tais como a doação com cláusulas de proteção, o testamento e a holding, acabam por promover uma adequação da lei ao caso concreto de forma a aproximar-se dos anseios dos interessados fazendo com que a morte não interrompa a linha de produção de riquezas e nem traga insegurança aos sucessores sobre a forma de conduzir, administrar e gerir o patrimônio deixado pelo instituidor. ***___ Cibeli Simões dos Santos e Adriane Barbosa do Nascimento, Advogadas e sócias proprietárias da Sociedade de Advocacia Simões Santos & Nascimento

 



fonte: Cibeli Simões dos Santos e Adriane Barbosa do Nascimento



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
O aniversário é aquela data que muitos esperam o ano todo por ela, por ser o dia ideal para reunir todas as pessoas que amamos e celebrar por algo tão incrível que é a vida! E quem festejou mais uma primavera, foi a querida Maira Cristina Mauriz Pinheiro, que recebeu o carinho especial do maridão, filho e amigos. Que Deus lhe presenteie com um ano recheado de alegrias e vitórias.    Vivas a aniversariante Maria das Graças da Silva Vidal. Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade. Que este dia de festa e comemoração seja repleto de diversão e alegria, assim como os dias que virão. Feliz Aniversário! Na foto com o esposo Eliseu. No rol dos aniversariantes registramos Claudionor Duarte recebendo os parabéns e abraços da família e amigos. Todos os grandes desejos começam no coração. E de coração eu te desejo: Feliz Aniversário!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados