Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
TCE/MT emite parecer prévio favorável às contas municipais
Data:16/05/2019 - Hora:08h30
TCE/MT emite parecer prévio   favorável às contas municipais
Arquivo

A Prefeitura Municipal de Mirassol D'Oeste deve apontar, explicitamente, nas Peças de Planejamento (PPA, LDO e LOA) programas e ações para melhorar os índices de políticas públicas. O apontamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso ocorreu na sessão plenária de ontem, 14, quando foi emitido parecer prévio favorável à aprovação das Contas Anuais de Governo da Prefeitura, referentes ao exercício de 2016, sob a responsabilidade do prefeito, Elias Mendes Leal Filho.

Segundo relatório de auditoria, o prefeito autorizou aumento de gastos com pessoal mediante a Lei Complementar nº 158/2016, no período de 180 dias antes do término do mandato. No caso específico deste apontamento, ficou demonstrado que as Leis Complementares nº 157/2016 (que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Mirassol D'Oeste); 158/2016 ( que dispõe sobre a política de gestão de pessoas e do plano de carreiras dos servidores públicos do Poder Executivo do Município de Mirassol D'Oeste) e 159/2016 (que versa sobre a estrutura administrativa organizacional) foram publicadas em 21/12/2016.

A defesa alegou que, a Lei Complementar nº 158/20163, que dispõe sobre o PCCS do Poder Executivo, iniciou sua tramitação no ano de 2015, e no dia 04/12/2015, foi solicitado a retirada de pauta para adequações. Constata-se pelo Ofício nº 1793/2015, que dentre os motivos que levaram o gestor a retirar de pauta o projeto, foi justamente pelo fato de que no estudo de impacto foi constatado que o limite definido pela LRF havia sido ultrapassado. No mês de março de 2016 o projeto foi reenviado ao Poder Legislativo, o qual, após regular tramitação foi aprovada sem qualquer emenda.

Nesse sentido, ficou demonstrado que as despesas com pessoal, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo Municipal, tiveram decréscimo significativo nos últimos anos. Em 2013 eram de 52,65% e ao final do exercício de 2016, diminuiu para 43,27%, ou seja, uma queda de mais de 17,84%. Se fizermos a comparação das despesas com pessoal do município, essa redução chega a 19%, já que no exercício de 2013 era de 55,49% e fechou no exercício de 2016 em 45,20%.

Assim, o relator do processo, conselheiro interino João Batista Camargo, afirmou em seu voto estar de acordo com o entendimento do Ministério Público de Contas, no sentido de que tal fato, por si só, não enseja emissão de parecer prévio contrário, mas sim, medida recomendatória, considerando o contexto geral das contas.

Na oportunidade, o relator ainda recomendou ao Legislativo Municipal que ao julgar as contas recomende ao chefe do Poder Executivo que promova o aperfeiçoamento do planejamento e da execução dos programas de governo, realizando um planejamento criterioso que tenha por base a realidade e as necessidades da população do município, visando uma mudança positiva na situação avaliada pelo Tribunal de Contas.

Isso porque o TCE identificou a necessidade de melhoria na educação, em especial à Taxa de Cobertura Potencial na Educação Infantil (0 a 6 anos), e na saúde em especial à Proporção de Nascidos Vivos de Mães com 7 ou mais Consultas de Pré-natal e à Razão de Exames Citopatológicos Cérvico-Vaginais em Mulheres de 25 a 59 anos na População Feminina nesta Faixa Etária.




fonte: Assessoria



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados