Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Reub
Empoderem-se!
Data:01/05/2019 - Hora:09h57

Empoderamento. Trata-se de uma palavra-chave, e não é à toa que está tão em voga. Quem aí nunca ouviu esse termo? Ele aponta para a tomada de rédeas, ou a saída de um estado de mera obediência para um estado de autonomia e responsabilidade. Penso que deveríamos adotar esse termo como princípio de uma nova forma de fazer política no dia-a-dia, e assim, quem sabe, dissolver aos poucos osmaniqueísmos insustentáveis que ainda estão em voga em nossa cultura. Já que hoje é dia 1º de maio, Dia do Trabalho, uma breve crítica sobre essa data à luz de tal conceito me parece pertinente. O que, afinal, comemoramos neste dia? Tenho a impressão de que nessas terras tupiniquins se esqueceu bastante da conotação de empoderamento que essa data carrega, que é simbólica para todos que desejam dignidade no exercício de suas profissões. Estamos por demais acostumados a terceirizar nossas responsabilidades. Ora, este feriado é um reconhecimento oficial da importância que há na participação ativa dos trabalhadores em suas lutas.

Se queremos conquistar melhores condições de trabalho e previdência, não só podemos como devemos exercer nosso papel enquanto agentes individuais nesse processo. Mesmo que haja representantes cuidando desses assuntos para nós, essas lutas precisam ter em cada cidadão o seu lastro. O trabalhador não pode querer que o libertem se ele mesmo não busca os caminhos para sua libertação. O contrário disso é ingenuidade. A cidadania hoje está em coma: é hora de reanimá-la. E não é possível manter democracia alguma sobre uma nação de cidadãos obedientes e desinteressados. Empoderamento cidadão seria, portanto, uma tomada de consciência por parte do indivíduo, membro articulado que é dentro do corpo político social. Pois cada um de nós temos tanto direitos como deveres; logo, não podemos apenas cobrar, mas também devemos agir.

Sobre o feriado de hoje, vale lembrar também que ele coincide com o aniversário da criação da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, assinada pelo ex-presidente Getúlio Vargas há 76 anos atrás. Desde então, o texto dessa lei já passou por diversas atualizações, e neste ano uma nova versão do documento entrará em vigor. Pretende-se por um lado modernizar o texto à luz dos novos tempos e das novas necessidades, mas por outro lado várias das mudanças têm sido alvo de críticas pesadas. O fato é que, independentemente dos saldos dessa reforma trabalhista, não podemos sobrar como meros espectadores. Deveríamos fazer do empoderamento cidadão o valor máximo de um novo Brasil. E o primeiro passo fundamental para isso é nutrirmos a certeza de que somos livres, e não escravos; ativos, e não passivos. Nosso poder de provocar mudanças é altíssimo, mesmo que estejamos reprimidos e esmagados. Podemos esquecer nosso valor, mas de um modo ou de outro ele não perece, não importa o que digam. Neste dia 1º de maio, então, conclamo os trabalhadores brasileiros: empoderem-se! ***___ Por André Esteves Secretário Executivo do Instituto OndaAzul.




fonte: André Esteves



anuncie JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
O dia hoje amanheceu repleto de cores variadas e cheias de energia positiva para celebrar o aniversário do gatinho Samuel Maciel que completa dois aninhos recebendo o carinho mais que especial da vovó Isabel, dos pais Wellington e Darlene (foto) e amiguinhos.  Desejamos que sua vida  seja de alegria constante e felicidade permanente. Feliz aniversário! No mundo encantado da Lol, sensação do momento para as meninas, a gatinha Ana Luiza Pereira apagou sua quinta velinha. Em ritmo de felicidade recebeu os parabéns dos familiares e amigos que juntos cantaram o Parabéns a você. Saúde, felicidades, amor, paz e realizações são os nossos desejos, rogando ao Criador muita luz em seu caminhar.       Felicitações em tom maior  ao amigo José Carlos Menacho, popular DJ Moreno, que festejou mais um aniversário recebendo os abraços do rol de amigos. Que esse novo ano venha carregado de coisas boas, saúde e vitórias. Nosso brinde a você!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados