Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Governo vê ZPE inviável com política da lei Kandir
Data:30/04/2019 - Hora:09h19
Governo vê ZPE inviável  com política da lei Kandir
Arquivo

Um  Elefante adormecido no papel e na gaveta há mais de 30 anos, a polemica ZPE Zona de Processamento de Exportação , em Cáceres, parece mesmo estar fadada a sua extinção, conforme enfatizou na semana passada o governador de Mato Grosso,  Mauro Mendes, de que que não vê viabilidade em investir dinheiro na obra, que não se justifica mais por causa da Lei Kandir.

Conforme o governador, a ZPE era viável quando houve o decreto federal, no final da década de 1980, porém, com as mudanças na Legislação, especialmente a Lei Kandir, o governo só irá terminar a construção se ver a viabilidade do negócio. “Quando inventaram isso, mais de 30 anos atrás, fazia todo sentido. Porque dentro da ZPE você teria isenção tributária e seria muito vantajoso ir para lá. Só que depois veio a Lei Kandir e em qualquer lugar que se instala, pode exportar sem pagar imposto”, justificou Mendes em entrevista no final de semana à rádio Centro América.

Para  Mauro Mendes, o governo só irá aplicar recursos na ZPE se a viabilidade for provada pelos interessados no empreendimento. “Eu quero ver a viabilidade desse negócio, vão ter que me provar a viabilidade. Prefeito, Federação das Indústrias, governo, nossa secretaria. Não vou meter R$ 15 milhões, R$ 20 milhões para construir um prédio que depois vira um elefante público. Isso é dinheiro público.”

A ZPE de Cáceres passou a ser alvo de investimentos e projetos novamente no governo de Pedro Taques. Uma licitação chegou a ser feita para as obras, mas a empresa entrou em recuperação judicial em 2018. Ao assumir, Mendes suspendeu o processo para avaliar o caso e ainda não anunciou uma decisão.

Na realidade, há mais de 3 décadas, a tal ZPE não passou de um trampolim politiqueiro em Cáceres e as cautelas de Mauro Mendes são justificáveis, tanto pela genérica Lei Kandir, como pelo escoamento via hidrovia com baixo calado do Rio Paraguai e mínima produção der matéria prima para processamento, complementando eventuais inviabilidades do projeto. 




fonte: R.C.A com Redação



AREEIRA anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados