Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Sempre é a vez da Voz
Data:17/04/2019 - Hora:10h52

Ontem foi  o  Dia Mundial da Voz! Se você acha que é uma data irrelevante, foi exatamente por isso que ela surgiu aqui no Brasil, em 1999. A data foi pensada para disseminar alguns conhecimentos sobre a voz e orientar a população, evitando problemas de saúde. A voz é muito importante porque ela expressa todos os nossos pensamentos e sentimentos. Grande parte da nossa comunicação se dá pela nossa voz, ela representa muito da nossa personalidade e também das nossas emoções, então precisamos ter uma relação mais próxima com a nossa voz. Por exemplo, gelado e voz não são compatíveis, assim como o sono é indispensável e, acima de tudo, a respiração. Não apenas as apenas pessoas que usam a voz para trabalhar precisam ficar atentas à esta parte importante do corpo humano. Todos nós precisamos ter atenção para cuidar da voz e, dessa forma, conseguir evitar algumas doenças.

Uma pessoa rouca pode parecer normal, mas a a rouquidão é o primeiro sintoma do Câncer de Laringe. Ela é considerado habitual e corriqueiro, mas não pode ser considerado normal. Se a rouquidão não passar em 15 dias, é preciso procurar um profissional para fazer a investigação ou uma avaliação aprofundada da voz. Então é fundamental ficar atento às alterações da voz.  Devemos tomar alguns cuidados para manter a saúde da voz em dia e o principal hábito é se hidratar. A nossa voz acontece pela vibração de dois músculos dentro da garganta em atrito constante. Por isso, ela precisa estar sempre lubrificada e o jeito mais fácil é manter o corpo hidratado. Por isso, o indicado é beber um copo de água a cada duas horas, pelo menos, assim a voz não corre risco de ser lesionada.

Mais importante do que fazer algo para manter a voz saudável é evitar alguns comportamentos, como os chamados abusivos. Gritar, falar por tempo prolongado e falar muito alto em um ambiente barulhento sãos alguns dos comportamentos abusivos. Todos esses comportamentos exigem um esforço da voz a mais do que estamos preparados e podem causar algum prejuízo. Além de evitar pigarrear, tirar a secreção da garganta, porque isso agride as pregas vocais, elas se chocam e os músculos se machucam. O hábito de uma tosse seca também deve ser evitada, assim como, deve ser evitado o tabaco, pois ele é altamente prejudicial à saúde do nosso corpo e diretamente relacionado ao Câncer de Laringe. O cigarro paralisa o cílios do sistema respiratório que faz toda a limpeza da respiração. Além dos esclarecimentos, fica aqui um recado para que todos possam se conscientizar neste Dia da Voz, esta que é a maior ferramenta de comunicação. Ao apresentar um trabalho, conversar com um cliente, tentar explicar uma ideia, em qualquer situação da vida, a voz pode fazer a diferença. Ela pode impor respeito ou denotar fragilidade simplesmente pelo uso correto ou incorreto. ***___Lidia Cristina da Silva Teles, Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP,




fonte: Lidia Cristina da Silva Teles



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados