Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 26 de Maio de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Sempre é a vez da Voz
Data:17/04/2019 - Hora:10h52

Ontem foi  o  Dia Mundial da Voz! Se você acha que é uma data irrelevante, foi exatamente por isso que ela surgiu aqui no Brasil, em 1999. A data foi pensada para disseminar alguns conhecimentos sobre a voz e orientar a população, evitando problemas de saúde. A voz é muito importante porque ela expressa todos os nossos pensamentos e sentimentos. Grande parte da nossa comunicação se dá pela nossa voz, ela representa muito da nossa personalidade e também das nossas emoções, então precisamos ter uma relação mais próxima com a nossa voz. Por exemplo, gelado e voz não são compatíveis, assim como o sono é indispensável e, acima de tudo, a respiração. Não apenas as apenas pessoas que usam a voz para trabalhar precisam ficar atentas à esta parte importante do corpo humano. Todos nós precisamos ter atenção para cuidar da voz e, dessa forma, conseguir evitar algumas doenças.

Uma pessoa rouca pode parecer normal, mas a a rouquidão é o primeiro sintoma do Câncer de Laringe. Ela é considerado habitual e corriqueiro, mas não pode ser considerado normal. Se a rouquidão não passar em 15 dias, é preciso procurar um profissional para fazer a investigação ou uma avaliação aprofundada da voz. Então é fundamental ficar atento às alterações da voz.  Devemos tomar alguns cuidados para manter a saúde da voz em dia e o principal hábito é se hidratar. A nossa voz acontece pela vibração de dois músculos dentro da garganta em atrito constante. Por isso, ela precisa estar sempre lubrificada e o jeito mais fácil é manter o corpo hidratado. Por isso, o indicado é beber um copo de água a cada duas horas, pelo menos, assim a voz não corre risco de ser lesionada.

Mais importante do que fazer algo para manter a voz saudável é evitar alguns comportamentos, como os chamados abusivos. Gritar, falar por tempo prolongado e falar muito alto em um ambiente barulhento sãos alguns dos comportamentos abusivos. Todos esses comportamentos exigem um esforço da voz a mais do que estamos preparados e podem causar algum prejuízo. Além de evitar pigarrear, tirar a secreção da garganta, porque isso agride as pregas vocais, elas se chocam e os músculos se machucam. O hábito de uma tosse seca também deve ser evitada, assim como, deve ser evitado o tabaco, pois ele é altamente prejudicial à saúde do nosso corpo e diretamente relacionado ao Câncer de Laringe. O cigarro paralisa o cílios do sistema respiratório que faz toda a limpeza da respiração. Além dos esclarecimentos, fica aqui um recado para que todos possam se conscientizar neste Dia da Voz, esta que é a maior ferramenta de comunicação. Ao apresentar um trabalho, conversar com um cliente, tentar explicar uma ideia, em qualquer situação da vida, a voz pode fazer a diferença. Ela pode impor respeito ou denotar fragilidade simplesmente pelo uso correto ou incorreto. ***___Lidia Cristina da Silva Teles, Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP,




fonte: Lidia Cristina da Silva Teles



AREEIRA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Felicitamos a encantadora Leiko Hayashida, que festejou mais um ano de vida e recebeu os abraços calorosos dos amigos e familiares. Que essa data seja o início de um ano de vitórias em sua vida, que a prosperidade venha ao seu encontro, e que você nunca esqueça a pessoa especial que é. Feliz aniversário! Nosso bom dia hoje ao DJ Moreno que abrilhanta as festas mais badaladas da city fazendo o som que contagia  o público de todas as idades.  Grande abraço e sucessos!!! Parabenizamos Eduardo Garcia, pela passagem de seu aniversário. Feliz Aniversário, que esse seja mais um de bons anos que virão. Felicidades sempre é o que desejamos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados