Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
PEC aprovada permite repasses diretos para estados e municípios
Data:10/04/2019 - Hora:22h29
PEC aprovada permite repasses  diretos para estados e municípios
Arquivo

Os senadores aprovaram em sessão plenária nessa terça-feira (9.04) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015 que permite a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios, através de emendas parlamentares individuais ao orçamento. A PEC agora segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, a partir da sanção presidencial os repasses poderão ser feitos sem a necessidade de firmar nenhum tipo de convênio com um órgão intermediário, podendo a transferência ser realizadas de duas formas sendo elas: como doação, quando um parlamentar apenas encaminhar uma quantidade para que o governo ou a prefeitura use como preferir; ou com finalidade definida, quando a verba vai “carimbada” pelo parlamentar para um uso específico no destino.
A PEC estabelece ainda em caso das transferências com finalidade definida que o dinheiro não pode servir para pagamento de pessoal (salários, aposentadorias e pensões). O texto cita que o uso do dinheiro será fiscalizado na esfera federal, no caso dos repasses com finalidade, e na esfera de cada ente beneficiado, no caso das doações. Caso a proposta seja promulgada como emenda constitucional, ela só entrará em vigor no ano seguinte à promulgação.
Sobre a PEC, o senador mato-grossense, Jayme Campos (DEM), disse que a proposta representa um avanço por retirar regras burocráticas referente a destinação de recursos e facilitando o acesso dos Estados e município as emendas parlamentares.
“As Assembleias Legislativas através dos deputados estaduais e as Câmaras Municipais através de seus vereadores tem mais do que competência, bom senso e capacidade para exercerem a fiscalização destes recursos, sem contar que essa fiscalização terá ainda o reforço e a determinação dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e aonde existirem dos municípios”, disse o democrata.
Ele afirmou que gestor público que desvia recursos públicos, que segundo ele, são uma minoria no país, devem ser exemplarmente punidos. “Para casos assim somente cadeia”, disparou Campos. O senador ainda declarou que os deputados estaduais, os vereadores, e os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e dos municípios tem a obrigação de fiscalizarem estes recursos que chegarão aos entes federados através do FPE e do FPM. (Com informações da assessoria)




fonte: Senado com Redação



AREEIRA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Rosas vermelhas a socialite cacerense Marília Fontes pela passagem de mais um ano. Que Deus lhe conceda muita saúde e muitos anos de vida. Hoje nossas homenagens com votos de felicidades. Grande beijo!!! Brindou data nova a querida Vandira Garcia que recebeu os parabéns dos amigos e familiares. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano recheado de surpresas e coisas boas. Feliz Aniversário! Nosso abraço especial ao aniversariante do dia Felix Alvares, que festeja a data envolto ao carinho dos familiares e rol de amigos. Desejo o melhor para você não só hoje, mas sempre, e que esta data se repita por muitos anos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados