Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
PEC aprovada permite repasses diretos para estados e municípios
Data:10/04/2019 - Hora:22h29
PEC aprovada permite repasses  diretos para estados e municípios
Arquivo

Os senadores aprovaram em sessão plenária nessa terça-feira (9.04) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015 que permite a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios, através de emendas parlamentares individuais ao orçamento. A PEC agora segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, a partir da sanção presidencial os repasses poderão ser feitos sem a necessidade de firmar nenhum tipo de convênio com um órgão intermediário, podendo a transferência ser realizadas de duas formas sendo elas: como doação, quando um parlamentar apenas encaminhar uma quantidade para que o governo ou a prefeitura use como preferir; ou com finalidade definida, quando a verba vai “carimbada” pelo parlamentar para um uso específico no destino.
A PEC estabelece ainda em caso das transferências com finalidade definida que o dinheiro não pode servir para pagamento de pessoal (salários, aposentadorias e pensões). O texto cita que o uso do dinheiro será fiscalizado na esfera federal, no caso dos repasses com finalidade, e na esfera de cada ente beneficiado, no caso das doações. Caso a proposta seja promulgada como emenda constitucional, ela só entrará em vigor no ano seguinte à promulgação.
Sobre a PEC, o senador mato-grossense, Jayme Campos (DEM), disse que a proposta representa um avanço por retirar regras burocráticas referente a destinação de recursos e facilitando o acesso dos Estados e município as emendas parlamentares.
“As Assembleias Legislativas através dos deputados estaduais e as Câmaras Municipais através de seus vereadores tem mais do que competência, bom senso e capacidade para exercerem a fiscalização destes recursos, sem contar que essa fiscalização terá ainda o reforço e a determinação dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e aonde existirem dos municípios”, disse o democrata.
Ele afirmou que gestor público que desvia recursos públicos, que segundo ele, são uma minoria no país, devem ser exemplarmente punidos. “Para casos assim somente cadeia”, disparou Campos. O senador ainda declarou que os deputados estaduais, os vereadores, e os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e dos municípios tem a obrigação de fiscalizarem estes recursos que chegarão aos entes federados através do FPE e do FPM. (Com informações da assessoria)




fonte: Senado com Redação



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Brindando idade nova a socialite Marta Silveira Rocha, cercada de carinho pelo seu esposo, filhos, amigos e colaboradores do Laboratório São Lucas apagou vela ao som do Parabéns a você. Receba os abraços desta coluna com votos de felicidades sempre.  Flashs ao aniversariante Maurício Olivi que celebra a data ao lado da família recebendo os parabéns do rol de amigos. Que seus dias futuros sejam prósperos e repletos de sonhos realizados. Saúde e prosperidades!!! Flores multicoloridas a nossa leitora assídua Dalva Campesatto, pessoa encantadora, a quem dedicamos o destaque hoje, nosso carinho e respeito. Grande abraço!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados