Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Aliste-se na Biblioteca
Data:09/04/2019 - Hora:08h34

Nesta terça feira, 9 de abril, poucos devem se lembrar, mas é um dia especial na vida da gente, afinal, o calendário registra o Dia da Biblioteca, cujo principal objetivo  é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. Não é nenhum segredo que a biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. Pra satisfazer sua curiosidade, esta data Dia da Boblioteca surgiu no Brasil, em referência a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março.

Como o Decreto datado de 9 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da  Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário, esta data, hoje, ficou conhecida como o Dia da  Biblioteca.  Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e  da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o  Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março, por ser a data de nascimento do publicitário, escritor e  poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a  função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil.

A comemoração desta data é essencial para  relembrarmos a importância da leitura, apesar de muitas  pessoas não gostarem de praticar esta atividade,  conforme define Carlos Drummond de Andrade em frase  célebre sobre a leitura. "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a  quase totalidade, não sente esta sede". Além de ser importante culturalmente, é comprovado  que o hábito da leitura causa bem-estar mental. Estudos  recentes mostram que o processo de imaginação que as  pessoas fazem quando lêem um livro é muito diferente  daquele gerado por um filme ou outro método  audiovisual, por isso, existem tratamentos de saúde  feitos com Biblioterapia. Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: "Meus  filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.  Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes  de escrever – inclusive a sua própria história". Por que  não seguir este exemplo?  Em tempos que se propagam tanto o porte de armas, ainda ficamos com o porte de livros, convidando o leitor a se alistar numa biblioteca hoje mesmo, o dia é sugestivo e nesta guerra a meta é o saber. ***___AbreLivros/CBL/SNEL.




fonte: AbreLivros/CBL/SNEL



JBA AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
canopus
High Society
No rol dos aniversariantes a querida amiga e leitora de longas datas Cida Fátima de Castro que celebra o dia ao lado da família, dos amigos e colaborados da Floricultura Joia Viva. Que Deus lhe conceda um ano pleno de alegrias, conquistas e principalmente saúde. Felicidades sempre!!! Aplausos ao elenco da peça teatral Paixão de Cristo encenada em Cáceres. Quem foi pode conferir o alto nível dos artistas que deram um espetáculo a parte,  emocionando a grande plateia. A perfeita sincronia da sonorização com o cenário e atos foi coisa de cinema. A todos,  nosso reconhecimento e nossos parabéns. Para muitas pessoas, Páscoa  são ovos de chocolate e de tantas outras guloseimas comercializadas nesta época. Mas a Páscoa é muito mais que isso, é libertação, é doação, é a vitória da vida.  E a melhor maneira de comemorar esta época é fazendo o bem para o próximo. E foi com esse espírito que as crianças do  RotaKids, do Rotary Club de Cáceres, realizaram  uma manhã especial para  50 crianças carentes. É claro que não faltaram os chocolates e as brincadeiras, mas junto com estes costumes foi semeada no coração dos pequenos uma mensagem de amor, de respeito e de boas condutas com esse gesto de solidariedade e amor ao próximo. Hoje nosso Destaque Especial é endereçado a vocês...
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados