Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Aliste-se na Biblioteca
Data:09/04/2019 - Hora:08h34

Nesta terça feira, 9 de abril, poucos devem se lembrar, mas é um dia especial na vida da gente, afinal, o calendário registra o Dia da Biblioteca, cujo principal objetivo  é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. Não é nenhum segredo que a biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. Pra satisfazer sua curiosidade, esta data Dia da Boblioteca surgiu no Brasil, em referência a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março.

Como o Decreto datado de 9 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da  Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário, esta data, hoje, ficou conhecida como o Dia da  Biblioteca.  Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e  da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o  Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março, por ser a data de nascimento do publicitário, escritor e  poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a  função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil.

A comemoração desta data é essencial para  relembrarmos a importância da leitura, apesar de muitas  pessoas não gostarem de praticar esta atividade,  conforme define Carlos Drummond de Andrade em frase  célebre sobre a leitura. "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a  quase totalidade, não sente esta sede". Além de ser importante culturalmente, é comprovado  que o hábito da leitura causa bem-estar mental. Estudos  recentes mostram que o processo de imaginação que as  pessoas fazem quando lêem um livro é muito diferente  daquele gerado por um filme ou outro método  audiovisual, por isso, existem tratamentos de saúde  feitos com Biblioterapia. Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: "Meus  filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.  Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes  de escrever – inclusive a sua própria história". Por que  não seguir este exemplo?  Em tempos que se propagam tanto o porte de armas, ainda ficamos com o porte de livros, convidando o leitor a se alistar numa biblioteca hoje mesmo, o dia é sugestivo e nesta guerra a meta é o saber. ***___AbreLivros/CBL/SNEL.




fonte: AbreLivros/CBL/SNEL



JBA AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Rosas vermelhas a socialite cacerense Marília Fontes pela passagem de mais um ano. Que Deus lhe conceda muita saúde e muitos anos de vida. Hoje nossas homenagens com votos de felicidades. Grande beijo!!! Brindou data nova a querida Vandira Garcia que recebeu os parabéns dos amigos e familiares. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano recheado de surpresas e coisas boas. Feliz Aniversário! Nosso abraço especial ao aniversariante do dia Felix Alvares, que festeja a data envolto ao carinho dos familiares e rol de amigos. Desejo o melhor para você não só hoje, mas sempre, e que esta data se repita por muitos anos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados