Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cáceres realizará 8ª conferência municipal de saúde esta semana
Data:03/04/2019 - Hora:09h06
Cáceres realizará 8ª conferência municipal de saúde esta semana
Arquivo

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a conferência vai reunir centenas de pessoas de todo o município e seus distritos, nos diase 4 e 5 de abril, no auditório da Sicmatur, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no âmbito municipal.

O tema principal da 8ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os participantes serão eleitos delegados em etapa municipal para representarem Cáceres em nível estadual e federal,

obedecendo uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira.

Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, representantes de movimentos sociais e entidades, seja em territórios urbanos ou rurais. Diante da EC nº 95/2016, a realização da conferência se faz ainda mais necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia.

A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade.

O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988. A participação social em Cáceres é muito importante. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Durante a realização do evento os participantes vão discutir, avaliar as políticas de saúde nível local e regional, deliberar sobre as propostas apresentadas pelos delegados (as), indicar delegados para participar da Conferência Estadual e, eleger os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Cáceres. Conforme a conselheira Verena Galetti, o evento é aberto ao público em geral e oferecerá certificado pelas horas de conferência.




fonte: Assessoria com Redação



rotary anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados