Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Projeto leva educação ambiental e vivência na natureza às escolas Assessoria Fortalecer e est
Data:29/03/2019 - Hora:10h11
Projeto leva educação ambiental  e vivência na natureza às escolas    Assessoria    Fortalecer e est
JCC

Fortalecer e estimular a conexão com a natureza e fazer disso uma prática no cotidiano de escolas de Mato Grosso. Esse é um dos objetivos do Projeto Bichos do Pantanal, que conta com o patrocínio da Petrobras, e atua nos municípios de Cáceres, Porto Estrela e região com a meta de pesquisar e proteger espécies da fauna do Pantanal mato-grossense. Para isso, o projeto conta com o Programa de Educação Ambiental, cuja ideia principal é levar conhecimento e vivência com a natureza a alunos e professores das redes estadual e municipal de ensino e também da rede de escolas privadas.

Para se ter ideia, mais de 3 mil estudantes e cerca de 40 professores de escolas públicas já foram beneficiados com ações promovidas na segunda fase do projeto, iniciada em outubro de 2018, oferecendo ferramentas como binóculos e lunetas para utilização pelos estudantes em trilhas e praças públicas, o que proporciona um conhecimento da fauna mais aprofundado e uma verdadeira conexão com a natureza, com o lema “Conhecer para preservar”.

O pesquisador Douglas Trent explica que o Programa de Educação Ambiental “Conexão com a Natureza” surgiu a partir da constatação de mais de 750 estudos publicados por universidades de todo o mundo que mostram que estamos desconectados da natureza. “Mais de 50% da população mundial não mora mais no campo e, no Brasil, esse número é ainda maior, ultrapassa os 80%. Está comprovado pela ciência que a depressão, a violência e até mesmo o déficit de atenção, por exemplo, vêm dessa falta de conexão com a natureza”, afirma Trent, que atua na área há mais de 20 anos.

Os mesmos estudos, no entanto, revelam que é possível se reconectar com a natureza e, com isso, ter uma vida mais leve e saudável. Por isso, cada vez mais escolas do mundo estão adotando a educação ambiental como um princípio pedagógico. Os benefícios, segundo o pesquisador, são imensuráveis e se ampliam para outras áreas do conhecimento, como as ciências exatas e sociais.

A professora da rede pública de educação Maria Aparecida Miranda participou do curso Educação Ambiental: a conexão com a natureza como princípio pedagógico, realizadoem Porto Estrela, a 113 quilômetros de Cáceres, e afirma que a vivência fará a diferença no dia a dia com os alunos.




fonte: Assessoria



rotary AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados