Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Audiência pública que discutiu sobre o remanejamento das salas de EJA foi marcada por protestos e a
Data:16/03/2019 - Hora:10h42
Audiência pública que discutiu sobre o remanejamento  das salas de EJA foi marcada por protestos e a
Assessoria

Com a presença de professores, diretores, alunos e representantes da Secretaria Estadual de Educação,   audiência pública que aconteceu na noite de quarta-feira, na Câmara Municipal de Cáceres, foi marcada por protestos e apelos, uma vez que a medida de realocar as salas e concentrar as aulas do EJA e CEJA somente na  Escola Milton Marques Curvo e no Centro Educacional Onze de Março, desagradou centenas de alunos beneficiados pelo programa Ensino de Jovens e Adultos.

A discussão envolta ao remanejamento, teve início às 18h30, com o apoio dos  vereadores Rubens Macedo (PTB), Claudio Henrique Donatoni (PSDB), Valdeníria Dutra (PSDB), Elza Basto (PSD), Cézare Pastorello (SD) e Wagner Barone (PODEMOS) que representaram o Poder Legislativo.

Entenda a medida

A Portaria 605/2018 publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso em Novembro do ano passado determinou, em Parágrafo Único: “A partir de 2019, para não descaracterizar a Proposta e a Política dos Centros de EJA, buscando a melhoria do atendimento e fortalecendo a qualidade do ensino, não haverá composição de Salas Anexas e Espaço Compartilhado nos CEJAs.”

Em Cáceres, a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) passaria a ser concentrada na Escola Milton Marques Curvo e no Centro Educacional Onze de Março. Isto obrigaria, por exemplo, os 120 alunos do EJA da Escola Dr. José Rodrigues Fontes, no bairro Cavalhada, a se deslocarem por cerca de 6km até a Milton Marques Curvo (ida e volta). A distância inviabiliza condições estáveis de aprendizado, visto que muitos alunos também trabalham.

A audiência

Quando convidado a justificar a decisão de fechar as extensões e atividades na escola Dr. José Rodrigues Fontes e dar outras explicações, o representante preferiu não se manifestar e permaneceu o restante da audiência apenas como ouvinte e observador.

De imediato o microfone foi disponibilizado para a população prestar suas preocupações e reivindicações. Aleonis Martins da Silva, aluno do Rodrigues Fontes, pediu uma solução para o problema. Ele citou as longas caminhadas que passaram a ser rotina para alunos que moram longe do centro, muitos dos quais trabalham, e que a decisão afeta mais de 120 pessoas.

O aluno também contestou a necessidade de ir até Cuiabá apenas para falar com o Governo Estadual e explicou a importância do acesso ao programa: “Queremos que um servente de pedreiro também possa ser um advogado, que um pedreiro seja um arquiteto”.

A professora Edileuza Oliveira atribuiu a medida a uma tentativa arbitrária do Governo de cortar despesas, e o vereador Cézare Pastorello observou que o Rodrigues Fontes não possui sala anexa do CEJA, tendo seu próprio EJA, e por isso não deveria ter sido afetado pela portaria, que diz respeito apenas às salas anexas e compartilhadas dos CEJAs. O vereador Rubens Macedo fez coro aos protestos contra a medida e disponibilizou o carro da Câmara Municipal para as viagens até a sede do Governo.

Na pessoa do vereador Claudio Henrique Donatoni, a Comissão de Educação da Câmara afirmou que o Poder Legislativo “não está sendo omisso”, citando os esforços feitos, e sinalizou para a marcação de uma audiência com o Governador Mauro Mendes (DEM) para discutir a medida. Relatou-se, também, a proatividade dos vereadores Rosinei Neves (PV) e Jerônimo Gonçalves (PSB), que assinaram abaixo-assinados junto a alunos.




fonte: Redação com Assessoria



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados