Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 20 de Março de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Professores pesquisadores visitam o Projeto Casa de Cupim em Cáceres
Data:08/03/2019 - Hora:07h20
Professores pesquisadores visitam o  Projeto Casa de Cupim em Cáceres
Divulgação

Grupo de professores pesquisadores ligados à UNIAYA – Centro de Expansão da Consciência e Autopesquisa, estiveram visitando nesta quarta-feira, 06, o Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução do Pantanal – NEPBIO, localizado no Bairro Joaquim Murtinho em Cáceres.

O grupo formado pelos professores  Hélio Santana, Leocir Sfógia, Daniel de Moraes, Diego Rocha e o companheiro e Jornalista, T. J. Gregory (Gaúcho), visitaram o núcleo com o intuito de buscar inspiração, referências e aprendizados para replicar os conhecimentos da Permacultura e da Bioconstrução em sítio de experimentação sustentável e habitação ecológica, localizado  em comunidade rural de Cáceres.

O grupo foi recebido pelos mentores e idealizadores do projeto Casa de Cupim, Sandro da Silva de Paula, Diego Miguel, Josiane de Paula e Sueli Aparecida.

Para o grupo de professores, durante o encontro foi compartilhado aprendizados, trocas de saberes e experiências. "Foi realmente inspirador, ouvir as explicações de cada detalhe da construção, bem como as técnicas e a prática, foi admissível perceber e sentir, que é possível sim, viver mais em harmonia com a Natureza, plantar e colher o próprio alimento e fazer uso consciente de cada item dentro de uma casa e entorno" afirmou Hélio.

Para o grupo, foi gratificante a oportunidade de conhecer um trabalho tão nobre e inspirador, tudo acontecendo dentro da cidade, algo que, constitui a base de uma vida saudável e sustentável, buscando equilibrar o trabalho, a subsistência e a tranquilidade da Consciência.

Os professores ressaltaram que o projeto Casa de Cupim, serve de inspiração e exemplo para todos, nesse momento tão importante da história da Terra, onde devemos reaprender a cultivar novos hábitos e Consciência de integridade e harmonia com a Mãe Natureza. (Colaborou Hélio Santana)

Sobre a Casa de Cupim

A casa,  possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e sala de jantar. O aprendizado da permacultura, que não está limitada apenas ao design sustentável, mas sobretudo, à engenharia ecológica, começou há 10 anos, quando a família conheceu um grupo de argentinos e franceses. Desde então, se apaixonaram por este modelo ecológico e já construíram algumas casas através dele. Na construção da casa foram utilizados mais de 14 técnicas.  As vantagens deste tipo de construção são inúmeras. Além do custo baixíssimo, já que praticamente todos os materiais são recicláveis, ela ajuda a construir um mundo melhor, com princípios ecológicos que deixarão um legado importantíssimo na sociedade, beneficia a agricultura local, une a comunidade e, abraça a educação e a economia circular. Todos os ensinamentos que vêm sendo adquiridos há uma década são passados para a comunidade local, através de cursos e palestras.




fonte: Da Redação



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Um ótimo dia ao jovem artista Thiago Ortega que com seu talento ímpar deixou o muro da Escola Dom Máximo um verdadeiro show com jogo de cores alegres e vibrantes. Parabéns pelo belíssimo trabalho e criatividade! Registramos completando mais uma primavera  a jovem Cecília Arruda. Que a felicidade, o amor e o sucesso nunca abandonem o seu caminho. Feliz Aniversário! Nosso  abraço especial a leitora assídua Leonice Menacho que acompanha há muitos anos nosso trabalho.  Agradecemos a amizade e a preferência, desejando uma excelente quarta-feira.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados