Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Sindicato Rural de Cáceres participa do Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável
Data:28/02/2019 - Hora:23h16
Sindicato Rural de Cáceres participa  do  Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável
Famato

Tem início em Mato Grosso o Projeto FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis, realizado pela Embrapa Pantanal, Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Senar-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicatos Rurais de municípios mato-grossenses e diversos parceiros.

A iniciativa multidisciplinar irá aplicar a ferramenta Fazenda Pantaneira Sustentável, produzida pela Embrapa Pantanal, em fazendas-piloto no estado. Por meio de um software elaborado em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, a FPS elabora diagnósticos das propriedades e mensura o nível de sustentabilidade em cada uma. De 26 a 28 deste mês, representantes das entidades se reuniram com os presidentes dos sindicatos rurais de Cáceres e Poconé para acertar detalhes sobre a execução das atividades.
O programa trabalha com a adesão voluntária dos produtores. Em sua fase inicial, 12 propriedades (4 por município) aplicarão a ferramenta, buscando aprimorar aspectos econômicos, produtivos, sociais e ambientais das fazendas pantaneiras. Gradativas e contínuas, as ações devem acontecer durante cinco anos. “Entre os nossos objetivos estão o aumento da produção de carne e bezerros por hectare, apoio à regularização das propriedades e aumento de eficiência, competitividade e rentabilidade do sistema que podem levar à valorização dos produtos, criação de selos produtivos, gerar políticas de incentivos fiscais, promover segurança jurídica e pagar por serviços ambientais”, explica o analista de pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.

O cronograma de atividades envolve a realização do diagnóstico das fazendas de março a julho; a análise dos dados de julho a agosto; a apresentação de um plano de ação para cada propriedade até setembro. Nesse plano, estão previstas atividades oferecidas de forma gratuita como assistência técnica, apoio ao gerenciamento da fazenda, capacitação e treinamento dos funcionários, orientação em relação a leis e linhas de crédito, consultoria e implementação de tecnologias da Embrapa e troca de experiências.
As melhorias necessárias ao aprimoramento da fazenda deverão ser executadas nos próximos 4 anos e meio. “As benfeitorias do plano de ação serão realizadas com recursos do produtor, mas não haverá custo da assistência técnica ou do pacote tecnológico oferecido a ele”, afirma Marcos.

De acordo com Armando Urenha, coordenador de assistência técnica e gerencial do Senar-MT, os técnicos da instituição irão visitar as propriedades e oferecer atendimento individual mensal com duração de 20 horas nos dois primeiros anos, passando gradativamente a atendê-las 8 horas por mês. “A metodologia consiste em cinco etapas: no diagnóstico da propriedade, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitações complementares dos produtores e trabalhadores rurais e análise de dados da FPS”, descreve. As capacitações dentro do projeto serão definidas de acordo com a demanda de cada fazenda e estendidas às famílias e moradores próximos de cada propriedade, além dos funcionários e produtores. “A assistência técnica desenvolvida nesse projeto tem caráter gerencial e educativo, no qual o produtor não é somente assistido, mas capacitado a gestar sua própria fazenda”.

Perspectivas – Nilton Mesquita, gerente de relações institucionais da Acrimat, destaca a importância do desenvolvimento de ações e políticas voltadas ao desenvolvimento do bioma pantaneiro. “A FPS vem alavancar a produtividade e a organização o campo”. Ele também cita os possíveis usos da avaliação provida pela ferramenta, relacionando o aumento de conhecimento ao desenvolvimento da bovinocultura de corte local e dos municípios que trabalham com a atividade. “Ela vai trazer os números reais das propriedades – dados de desmama dos bezerros, organização, custos (...). Precisamos mensurar para desenvolver o tripé ambiental, econômico e social da sustentabilidade”.
O chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, afirma que a FPS também está em fase de implantação no MS, onde mais 12 propriedades deverão compor o núcleo piloto de aplicação da ferramenta. “Essas 24 pioneiras vão preparar o terreno para que dezenas, talvez centenas de outras propriedades entrem no sistema”. Ele ressalta que os produtores terão autonomia para escolher o nível de sustentabilidade desejado para a fazenda atinja, personalizando a experiência com a FPS de acordo com as demandas locais. “Muitas tecnologias úteis, importantes, vezes chegam para o produtor de modo que ele apenas recebe a informação, mas não é o agente transformador. Acredito que a FPS traz essa possibilidade, na qual produtor vai ser conosco o construtor dessa nova etapa para o Pantanal”.




fonte: Assessoria Famato



AREEIRA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados