Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Intercambistas da Unemat na chegaram ontem em Cuiabá
Data:13/02/2019 - Hora:09h28
Intercambistas da Unemat na  chegaram ontem em Cuiabá
Nataniel Zanferrari

Os alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) que participaram de intercâmbio na Alemanha chegaram em Cuiabá na tarde de ontem, 12.

Os intercambistas saíram de Cáceres no dia 19 de janeiro, com destino a Stuttgart, na Alemanha, sendo recebidos no dia 21 pela Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, na cidade de Metzingen. O intercâmbio durou três semanas. Resultado de acordo de cooperação firmado entre a Unemat e a Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil-Alemanha (Seciba) em 2012, o intercâmbio possui a intenção de promover troca de experiências solidárias e humanas entre jovens dos dois países. Todas as despesas do intercâmbio são custeadas pela Seciba, sem nenhum custo para a Unemat.

Intercambistas Unemat

Os intercambistas são os alunos Eric Rodrigues de Lima, do curso de História e membro do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Unemat; Higor Lopes Andrade, do curso de Geografia, integrante do Movimento LGBT de Cáceres e do movimento estudantil; e Thaysa Costa Hurtado, do curso de Ciências Biológicas e integrante do Projeto Célula.

Também participam do intercâmbio, além dos alunos da Unemat, jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos povos chiquitanos, dos quais um dos representantes também é aluno da Unemat: Josair Leite Espinoza, do curso de Enfermagem.

O processo seletivo ocorreu em cinco etapas: a primeira, de caráter classificatório, foi o preenchimento do Formulário Socioeconômico; as demais, de caráter eliminatório, consistiram de entrega da documentação comprobatória da condição socioeconômica; entrevista; visita domiciliar e definição e homologação dos alunos aprovados.

Intercâmbio

A iniciativa propicia a oportunidade dos estudantes ampliarem seus conhecimentos culturais, éticos, políticos e linguísticos, por meio de ações voluntárias. Os participantes do intercâmbio prestaram serviço voluntário em 2018 no Projeto Gonçalinho, de cunho social e utilidade pública administrado pela Seciba, e participaram de aulas de inglês e alemão ministradas pelos voluntários alemães, na cidade de Cáceres.

O intercâmbio internacional, promovido pela Unemat em conjunto com a Seciba e a Escola Dietrich-Bonhoeffer-Gymnasium, tem como objetivo proporcionar convivência com as comunidades com finalidade de incentivar a participação social em todos os meios e, especificamente, na organização social em locais menos favorecidos socioeconomicamente.

O intercâmbio ocorre em anos alternados. A cada dois anos um grupo de jovens brasileiros, com idade entre 16 e 25 anos, viaja à Alemanha e, nos anos intermediários, um grupo de jovens alemães vem ao Brasil. O acordo prevê também a vinda de dois estudantes ao Brasil, pelo período de um ano, com o objetivo de estudar na Unemat e, nos tempos livres, estagiar no Projeto Gonçalinho. Todas as despesas de viagem são de responsabilidade da Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil/Alemanha.




fonte: Nataniel Zanferrari



JBA anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados