Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Resolução do Cepesca dispensa cadastro de tabuados utilizados em pesca artesanal
Data:08/02/2019 - Hora:11h17
Resolução do Cepesca dispensa cadastro  de tabuados utilizados em pesca artesanal
Assessoria

Pescador de terceira geração no município de Cáceres, Lourenço Leite, encontrou no Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) o respaldo necessário para iniciar um debate sobre a proteção de apetrechos de pesca considerados patrimônio cultural e imaterial para pescadores artesanais e tradicionais. Os debates resultaram na publicação da resolução 006/2018 que regulamenta barracos e tabuados para pescadores artesanais.

Dessa forma, esse grupo está dispensado de realizar o cadastro das estruturas junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). “É importante ressaltar a diferença entre tablados e tabuados. Os primeiros são considerados potencialmente poluidores, devido às cevas e alto fluxo de pessoas, e precisam ser registrados junto à Sema”, enfatiza a secretária-executiva do Cepesca, Gabriela Priante. A bióloga explica que o rio é o local de trabalho desses pescadores e por isso são necessárias estruturas mínimas para que eles possam se proteger de perigos como predadores ou animais peçonhentos.

O grupo de trabalho também identificou a importância dos apetrechos para a preservação da história e da cultura dos pescadores artesanais. Assim, o Cepesca também aprovou uma Moção com o objetivo de orientar as salvaguardas necessárias para a gestão do patrimônio cultural imaterial (PCI) de pescadores e pescadoras artesanais, de subsistência, ribeirinhos e ribeirinhas.

Dirigida a diversos setores e instituições nas esferas de governo Federal, Estadual e Municipal, a proposta também foi publicada no Diário Oficial do Estado em 28 de dezembro de 2018, e considera ser necessário zelar por esse patrimônio uma vez que se compreende que o “uso dos objetos - conforme se observa no anzol de galho, pendura, pendurinha e pendurão, barracos e tabuados - se associam a lugares de pesca, os quais perfazem uma pluralidade de territórios essenciais para reprodução cultural do grupo”.

As constatações foram feitas pelo grupo de pesquisadores que compõem o a Associação Xaraiés. Entre dezembro de 2016 e novembro de 2018, foram realizados 30 encontros e 100 horas de entrevistas para realizar o inventário dos saberes, práticas e composições históricas dos pescadores. “Esses itens são essenciais para a sobrevivência cultural do grupo. Sem estar no rio não há como reproduzir as práticas culturais e são esses objetos que fazem a intermediação entre o pescador artesanal, o rio e o peixe”, atesta o historiador e arqueólogo, Luciano da Silva.




fonte: Assessoria SEMA



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados