Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Debate sobre metodologias ativas integra semana pedagógica no IFMT Cáceres
Data:01/02/2019 - Hora:10h49
Debate sobre metodologias ativas integra  semana pedagógica no IFMT Cáceres
Assessoria

 

Professores e técnicos do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo participam durante toda a semana de agenda de planejamento pedagógico da instituição para o ano letivo de 2019. Na manhã dessa terça-feira (29), o espaço foi voltado para reflexões em torno de metodologias ativas de ensino apresentadas pelo palestrante convidado, professor da Universidade do Estado de Mato Grosso e da Faculdade do Pantanal, Emerson de Oliveira Figueiredo. A abordagem tem como base um conjunto de métodos de ensino que foca na centralidade do aluno como protagonista no processo de construção de conhecimentos, a partir do estímulo à problematização e à reflexão crítica.

"Os estudantes estão no centro da aprendizagem, são convidados e instigados a participar com suas opiniões e ideias no processo de ensino e também buscar transformações na sociedade. O professor se torna um mediador do conhecimento, trabalha em conjunto com os estudantes, na perspectiva colaborativa do trabalho em grupo, para compartilhar conceitos e estimular o pensamento crítico", destaca Emerson, ao socializar suas experiências com as metodologias ativas na docência e em pesquisa de mestrado. Entre os tipos de metodologias ele apresentou vivências na Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Equipe, com percursos metodológicos de atividades em classe e extraclasse que visam o estímulo à participação e autonomia do estudante.

Egresso do IFMT no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas e dos cursos de Tecnologia em Biocombustíveis e de Licenciatura em Química, Emerson destaca que sua vivência como aluno, nas oportunidades de realizar monitorias, na inserção de projetos de iniciação científica, foi importante para amadurecer o contato com as metodologias ativas por perceber que o aluno aprende mais quando experimenta. "A essência da metodologia ativa é presente aqui no IFMT, mas como percurso metodológico parte da decisão de cada docente, dentro dos objetivos que queira alcançar", afirma.

Semana Pedagógica

A programação da semana foi aberta na segunda (28) com as boas-vindas do diretor-geral do campus, professor Salmo César da Silva que falou sobre desafios orçamentários e sobre ações desenvolvidas e investimentos na área de infraestrutura do campus. Ainda no primeiro dia, os participantes receberam informações do coordenador-geral de Ensino, Marcos Pereira sobre a organização dos trabalhos da semana e apontamentos internos no âmbito pedagógico além de reunião com todos os docentes e demais integrantes da Direção de Desenvolvimento Educacional (DDE), bem como orientações sobre uso de Tecnologias de Informação na instituição e de ferramentas como o Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), apresentadas pelo coordenador de TI do campus, Lázaro Alecrim de Jesus.

Além de espaços de planejamento pedagógico dos Cursos Técnicos Integrados em Ensino Médio em Agropecuária e Informática, do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária e dos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Florestal e Tecnologia em Biocombustíveis, a programação conta também com diálogo com a Direção de Administração e Planejamento (DAP) do campus e com agenda sobre Extensão e Pesquisa.

Na quarta-feira (30), os participantes debateram os "Desafios de ensinar nos IFs em tempos de crise", a partir das contribuições do conferencista Epaminondas de Matos Magalhães, professor do IFMT no campus de Pontes e Lacerda. Magalhães é doutor em Letras e acumula, entre as experiências, a docência no mestrado em Ensino no programa de pós-graduação realizado entre a Universidade de Cuiabá (Unic) e o IFMT.

O evento encerra-se hoje  (01), com espaço de diálogo entre a pró-reitoria de Ensino e as coordenações e quadro docente e técnico dos setores pedagógicos do campus.




fonte: Assessoria



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados