Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 20 de Março de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Médicos e enfermeiros da Saúde municipal recebem capacitação de triagem no atendimento
Data:27/12/2018 - Hora:17h08
Médicos e enfermeiros da Saúde municipal recebem capacitação de triagem no atendimento
PAM

Por três dias, de 18 a 20 de dezembro, 15 enfermeiros e 5 médicos do PAM e da Atenção Básica de Saúde municipal passaram por um curso de capacitação no serviço preliminar de atendimento aos pacientes, para a chamada “classificação de risco que prioriza o atendimento médico de acordo com o risco de vida dos pacientes”. Foi mais um curso oferecido pela Administração do município, através da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de melhor preparar os profissionais do setor com o objetivo de atender cada vez melhor os munícipes que buscam os serviços da rede municipal de saúde pública.

O Curso foi uma segunda etapa do conhecido nacionalmente como Sistema Manchester, ministrado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, com a finalidade de orientar e capacitar a equipe de enfermagem e médicos da unidade de saúde quanto aos atendimentos que devem ser priorizados e também formar 06 auditores que vão fiscalizar e efetuar relatórios mensais sobre os atendimentos realizados.

O secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes, explica que o Sistema ou Protocolo de Manchester foi criado em 1997, como um método eficaz para a gestão de riscos clínicos a partir da identificação de prioridade entre pacientes que buscam os serviços de emergência. Implantado com o objetivo de organizar os fluxos de atendimento hospitalar, o sistema estabelece uma linguagem comum para organizar a ordem das consultas nas instituições que recebem grande volume de pacientes.

Ao contrário do sistema de ordem de chegada ­ no qual o critério para priorização é simplesmente uma fila, no Protocolo de Manchester o atendimento é definido de acordo com o quadro de saúde inicial e os riscos em cada caso. “É uma prática que pode salvar vidas. Poupa tempo no atendimento e evita a repetição de falhas no atendimento, dando prioridade às pessoas passando mal e os pacientes em risco de vida”, destaca Tonny, acentuando que se trata de mais uma preparação profissional nos moldes do que preconiza o prefeito Francis Maris Cruz na Administração do município. “Atendimento exemplar é uma cobrança que o prefeito Francis nos faz constantemente, com a premissa de que o munícipe necessita e merece o melhor atendimento possível”, lembrou o secretário.

Para o coordenador do PAM, Marcelo de Oliveira Maciel, cada capacitação por passa os profissionais de Saúde é sempre uma nova oportunidade de melhorar atendimentos e valorizar o ser humano que atende as pessoas. “Da triagem até o medicamento, passando por atendentes, técnicos, enfermeiros e médicos, todos são beneficiados como profissionais. Essa capacitação reflete de forma altamente positiva, diretamente no serviço prestado à população”, salienta Marcelo.

O Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR) é uma associação de direito privado sem fins lucrativos e é o único representante legal do Manchester Triage Group (MTG) e do Grupo Português de Triagem (GPT) nos seus interesses, no Brasil. O GBCR é constituído por médicos e enfermeiros e considera a premissa da necessidade de manutenção do padrão internacional para garantir que o sistema se mantenha seguro, não só para o cidadão, mas também para o profissional de saúde que o aplica. Contribui também para o desenvolvimento do Protocolo de Manchester nas discussões internacionais.

Atualmente o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco treinou profissionais em todo território nacional através da capacitações nas modalidades online ou presencial.




fonte: Assessoria



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
No rol dos aniversariantes de hoje o amigo de longas datas José Augusto Martins que celebra a data ao lado dos familiares e amigos. Que Deus lhe conceda muitas alegrias, saúde e prosperidades nesse novo ano de vida. Feliz Aniversário!  Destaque VIP a Dama da Comunicação, Maridalva Amaral Vignardi, presidente do Grupo Difusora, que está sempre envolvida nas causas sociais. Mulher de fibra que merece nosso respeito e carinho, neste dia. Destaque extensivo a toda equipe  da Rádio Difusora.  Em tempo parabenizamos a querida Neli Cardoso Leal SantAnna que festejou data nova no domingo recebendo o carinho mais que especial dos filhos, netos, familiares e amigos. Muita saúde e felicidades para esse novo ciclo.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados