Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Concluídas investigações sobre crimes ambientais no Pantanal
Data:19/12/2018 - Hora:09h27
Concluídas investigações sobre  crimes ambientais no Pantanal
Teoria Verde

A investigação de crimes ambientais praticados em uma propriedade que faz parte da Baia de Chacororé, região do Pantanal mato-grossense, na localidade do município de Santo Antônio do Leverger, teve o inquérito concluído na semana passada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil.

O trabalho objetivou combater crimes ambientais cometidos por um grupo de pessoas que estariam se apropriando da área da Baia de Chacororé, que está inserida na Planície Alagável da Bacia do Alto Paraguai. Oito pessoas envolvidas em crimes ambientais e posse/porte de arma de fogo foram responsabilizadas em dois inquéritos policiais e dois termos circunstanciados de ocorrência.

A apuração resultou na realização de quatro operações policiais da Dema, com a Gerência de Operações Especiais (GOE), fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), IBAMA e Politec. Ficou constatado indícios de que um grupo de posseiros estavam se apropriando da área de uma fazenda, loteando as terras e comercializando por R$ 300 reais. No local, a fiscalização encontrou barracos, lixos, cortes de árvores nativas em área de preservação ambiental e armas de fogo.

Cinco armas de fogo, modelos espingardas e cartucheiras, eram usadas no abate de animais silvestres. A investigação demonstrou que os suspeitos estavam praticando crimes ambientais na área que vinha sofrendo esbulho possessório (grilagem). Documentos encontrados, como fichas cadastrais,apontam para finalidade ilícita a posse alheia da propriedade particular. Também ficou comprovado desmatamento de 15,12 hectares, em período recente, e ocupação por acampamento com cerca de 40 barracos rústicos, construídos com troncos de madeira e coberto com folha de palmeiras.

Conforme o delegado-adjunto da Dema, Gianmarco Paccola Capoani, “trata-se de uma região de vital importância para a preservação da biodiversidade do Bioma Pantanal, o que impõe aos órgãos ambientais especial atenção no combate a essas praticas ilícitas”.




fonte: Assessoria com Redação



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Rosas vermelhas a socialite cacerense Marília Fontes pela passagem de mais um ano. Que Deus lhe conceda muita saúde e muitos anos de vida. Hoje nossas homenagens com votos de felicidades. Grande beijo!!! Brindou data nova a querida Vandira Garcia que recebeu os parabéns dos amigos e familiares. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano recheado de surpresas e coisas boas. Feliz Aniversário! Nosso abraço especial ao aniversariante do dia Felix Alvares, que festeja a data envolto ao carinho dos familiares e rol de amigos. Desejo o melhor para você não só hoje, mas sempre, e que esta data se repita por muitos anos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados