Parceria entre Prefeitura/Lions realiza cirurgias oftalmológicas
Data:01/12/2018 - Hora:11h37
Divulgação
Nesta semana 15 pacientes foram encaminhados para a realização de cirurgia oftalmológicas no Instituto Lions da Visão, procedimentos, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde com o Instituto Lions da Visão de Cuiabá. O convênio nº 004/2017 prevê consultas oftalmológicas, cirurgia de catarata, estrabismo, de glaucoma, de pterígio entre outras.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio Cacerense, Ronilma da Cunha Martins, Gerente de Serviços de Regulação, explicou que todos os pacientes são encaminhados ao Instituto Lions, após primeira triagem realizada em Cáceres pelo médico oftalmologista Massato Nakahara, que atende o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso. Assim que são diagnosticados, os casos que requerem tratamentos cirúrgicos são encaminhados para nova consulta no instituto que solicita exames que são efetivados pela Secretaria. Ainda de acordo com a gerente todos os pacientes que são encaminhados a capital, recebem assistência de alimentação e estadia com apoio do Lions Clube de Cáceres.
Conforme ela, hoje a demanda de pacientes a serem atendidos pelo convênio gira em torno de aproximadamente 70 pacientes, número esse que já foi muito maior, salientando que a equipe de Serviços de Regulação do município, composta pelos servidores Edimara, Geisiane, Geovani, Josielis e Lucas em pouco mais de 7 meses conseguiu triplicar o número de exames/consultas realizadas, num comparativo de outubro desse ano, com 707 procedimentos, contra 257 no mesmo período do ano passado, cifras que comprovam a agilidade na regulação.
O encarregado pela fiscalização e controle do contrato com o consórcio, Giovani de Assis F. de Moraes, explicou que muitos pacientes confirmam a consulta e/ou exame e não retiram a autorização. Para se ter uma ideia, somente nos meses de outubro e novembro mais de 25% dos pacientes confirmados não apareceram pra retirar as autorizações, atitude essa que causa morosidade no atendimento e o que é pior outros pacientes deixam de ser atendidos com mais agilidade. Outra situação enfrentada na regulação é que muitos pacientes trocam o número do telefone ou mesmo endereço, não atualizando o cartão SUS e a secretaria não consegue contato com os mesmos.
fonte: Da Redação
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