Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Detectados 317 novos casos de hanseníase em 18 municípios
Data:27/11/2018 - Hora:09h30
Detectados 317 novos casos de  hanseníase em 18 municípios
Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) divulgou nesta sexta-feira (23.11) o relatório sobre o Projeto RodaHans – Carreta da Saúde – Hanseníase realizado em 18 municípios no período de 27 de agosto a 19 de outubro, sob a coordenação e supervisão técnica da equipe do Programa Estadual de Controle da Hanseníase da SES/MT.

De acordo com o documento, foram capacitados nesse período 1.037 profissionais da área da saúde pública dos municípios, 2.749 atendimentos de pacientes; e registrou-se 317 casos novos da hanseníase, sendo que desse total 10 casos foram entre menores de 15 anos de idade.

Em Mato Grosso, no ano de 2017, a taxa de detecção foi de 105,2/100.000 habitantes com registro de 3.477 casos novos da doença. Neste mesmo ano, foram registrados 184 casos de hanseníase na população menor de 15 anos, apresentando taxa de detecção de 22,5/100.000 habitantes.

A ação que integrou dezoito municípios Mato-grossenses foi ofertada pela Novartis Brasil, que desenvolve o projeto “Carreta da Saúde-Hanseníase”, desde 2009. Neste ano, o Ministério da Saúde, em parceria com a ONG DAHW e a NOVARTIS, idealizou o Projeto RodaHans, que concilia a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, visando aumentar a percepção diagnóstica de novos casos da doença.

O estado foi contemplado com três momentos de capacitação do projeto RodaHans, que foram ofertadas às regiões com maior número de municípios que aderiram à estratégia da carreta: Pontes e Lacerda, Alta Floresta e Água Boa. Nas demais regiões a estratégia foi replicada por meio de uma articulação entre a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, Escritórios Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, tendo com facilitadores profissionais que atuam como referência para hanseníase nestas regiões.

O projeto RodaHans foi realizado por especialistas colaboradores da CGHDE/MS e da ONG DAHW Brasil. No primeiro dia da capacitação, foi realizada a aula teórica e, no segundo momento da capacitação, que também marcou o início das atividades da carreta, os profissionais foram supervisionados pelo colaborador especialista durante o atendimento realizado à população.

Cada município contemplado ficou responsável pela organização e divulgação da ação. Entre as estratégias adotadas, houve a sensibilização prévia pelos Agentes Comunitários de Saúde/ACS que divulgaram em seus territórios os sinais e sintomas da doença, como também a realização da ação. Alguns municípios também conciliaram as ações do outubro rosa.

A equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Hanseníase – SES/MT, que acompanhou a execução do projeto e apoiou as atividades de capacitação e de diagnóstico da doença, foi composta pelos servidores Cícero Fraga de Melo e Rejane de Fátima Conde Finotti e na supervisão atuaram as servidoras Alba Valéria Gomes de Melo, Gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Endêmicos, e Alessandra Cristina Ferreira de Moraes, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica.




fonte: SES/MT com Redação



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados