Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Comunidade celebra hoje em Cáceres o dia do Rio Paraguai
Data:14/11/2018 - Hora:06h25
Comunidade celebra hoje em  Cáceres o dia do Rio Paraguai
Arquivo

ONGs, movimentos sociais de Cáceres, comunidades ribeirinhas e pessoas interessadas na preservação das águas, celebram nesta quarta-feira (14), o 19º Dia do Rio Paraguai, comemorando portanto, Bodas de Água Marinha do fluvial majestoso. O evento é organizado pelo Comitê Popular do Rio Paraguai/Pantanal, com apoio da articulação internacional de áreas úmidas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Holanda, Humedales Sin Fronteras.

A celebração terá início às 6h00, com uma procissão fluvial da Nossa Senhora do Pantanal, saindo da Chácara Tuiuiú e do Capitão Renato e no Porto do Dito Gato, encontrando-se com uma Mística Pantaneira às 8h00 de onde segue por terra, à beira rio e por água, até a Sicmatur. Neste local às 10h30, ocorrerá um cerimonial do Rio Internacional, com representantes de todos os países da região úmida da Bacia do Prata.

Até as 17h00, acontece na Sicmatur, a Feira Agroecológica, sendo que membros do Comitê Popular e do Humedales Sin Fronteras estarão disponíveis para entrevistas no evento, logo após o cerimonial do Rio Internacional.

São 19 anos de atividades concretas, de lutas e conquistas em defesa da vida do principal afluente da maior área úmida continental do mundo, o Pantanal, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco, no ano 2000.

O rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e ao longo de seu curso rumo ao sul recebe vários afluentes importantes pela margem esquerda, destacando-se os rios Cuiabá, Taquari, Miranda e Negro. Abrange uma área de 1.095.000 Km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai.

O porto de Morrinhos seria o berço da Hidrovia Paraná-Paraguai, projeto amplamente questionado pela sociedade até os dias de hoje, porém, devido a uma determinação judicial a audiência foi cancelada e então a decisão foi comemorada pela sociedade no município de Cáceres. Então, desde o ano de 2001 criou-se o Dia do Rio Paraguai, comemorado todo o dia 14 de novembro pelas comunidades rurais e centros urbanos localizados nas proximidades do rio Paraguai, que preparam uma grande festa para demonstrar seu amor e o sentimento de proteção.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
A bela Aline Fontes, futura advogada e modelo agora alça novos voos, estreando no teatro da Light Rio  com a peça As Bruxas de Salém. Talento sabemos que tem, só nos resta desejar muito sucessos. Brindando data nova hoje o advogado Luis Mário Castrillon Mendes Araújo a quem enviamos votos de felicidades e muita saúde nesse novo ciclo de vida. Feliz Niver!!! Neuza, Eni e Ingrid Zattar, presença marcante na festança junina do Arraia da Riachuelo no click do amigo Wilson Kishi. Fica nosso registro.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados