Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Comunidade celebra hoje em Cáceres o dia do Rio Paraguai
Data:14/11/2018 - Hora:06h25
Comunidade celebra hoje em  Cáceres o dia do Rio Paraguai
Arquivo

ONGs, movimentos sociais de Cáceres, comunidades ribeirinhas e pessoas interessadas na preservação das águas, celebram nesta quarta-feira (14), o 19º Dia do Rio Paraguai, comemorando portanto, Bodas de Água Marinha do fluvial majestoso. O evento é organizado pelo Comitê Popular do Rio Paraguai/Pantanal, com apoio da articulação internacional de áreas úmidas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Holanda, Humedales Sin Fronteras.

A celebração terá início às 6h00, com uma procissão fluvial da Nossa Senhora do Pantanal, saindo da Chácara Tuiuiú e do Capitão Renato e no Porto do Dito Gato, encontrando-se com uma Mística Pantaneira às 8h00 de onde segue por terra, à beira rio e por água, até a Sicmatur. Neste local às 10h30, ocorrerá um cerimonial do Rio Internacional, com representantes de todos os países da região úmida da Bacia do Prata.

Até as 17h00, acontece na Sicmatur, a Feira Agroecológica, sendo que membros do Comitê Popular e do Humedales Sin Fronteras estarão disponíveis para entrevistas no evento, logo após o cerimonial do Rio Internacional.

São 19 anos de atividades concretas, de lutas e conquistas em defesa da vida do principal afluente da maior área úmida continental do mundo, o Pantanal, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco, no ano 2000.

O rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e ao longo de seu curso rumo ao sul recebe vários afluentes importantes pela margem esquerda, destacando-se os rios Cuiabá, Taquari, Miranda e Negro. Abrange uma área de 1.095.000 Km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai.

O porto de Morrinhos seria o berço da Hidrovia Paraná-Paraguai, projeto amplamente questionado pela sociedade até os dias de hoje, porém, devido a uma determinação judicial a audiência foi cancelada e então a decisão foi comemorada pela sociedade no município de Cáceres. Então, desde o ano de 2001 criou-se o Dia do Rio Paraguai, comemorado todo o dia 14 de novembro pelas comunidades rurais e centros urbanos localizados nas proximidades do rio Paraguai, que preparam uma grande festa para demonstrar seu amor e o sentimento de proteção.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
No rol dos aniversariantes hoje o médico Rodrigo Perez, que comemora a data envolto ao carinho da família e amigos. Que seu coração esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para muitos. Parabéns que possa ter muitos anos de vida, saúde e prosperidades. Em tempo parabenizamos Ana Maria da Silveira Lima pela passagem de seu natalício. Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, amizade e felicidades mil. De volta a city o jornalista e músico Daniel Alves de Macedo, que após longos dia em São Paulo retornou a Princesinha. Seja bem vindo!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados