Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Dia do Pantanal
Data:13/11/2018 - Hora:08h33

Uma das regiões mais belas do Estado, tombada como Patrimônio da Humanidade pelas Nações Unidas em 2005 e Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988, tem seu dia comemorado ontem, (12). O Dia do Pantanal foi aprovado em 2008 em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, morto em 2005. O lugar  que guarda riquezas exuberantes e é fonte de pesquisas, também é palco de crimes como trabalho escravo e incêndios em vegetação. A área de 150.355 km² (IBGE) – 65% do território em Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso – ocupa apenas 1,76% de terras brasileiras, mas é considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Conforme dados do MMA (Ministério do Meio Ambiente), o Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, além do Chaco,

nome dado à área nas porções do Paraguai e Bolívia. E ainda há a interferência do homem, seja para o bem ou para o mal. O pesquisador Octávio Luiz Franco, de 40 anos, já trabalhou pelo Brasil e até fora dele, mas agora o Pantanal é a origem de plantas e animais pesquisados por ele. Atualmente ele é professor de Ciências Biológicas da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e dedica sua vida a ser uma espécie de ‘alquimista’ dos biomas Cerrado e Pantanal. O pesquisador tem encontrado diversos ‘antibióticos’ escondidos em plantas e animais. Um dos exemplos é o jenipapo, que está sendo estudada por Octávio e uma de suas alunas e pesquisadora de iniciação científica, Micaella Nogueira, de 19 anos. A fruta tem auxiliado as comunidades indígenas de Miranda, cidade pantaneira a 203 km de Campo Grande. Ao que tudo indica, as pesquisas irão revelar um remédio contra infecções no intestino.

O Pantanal é rico em beleza e cultura e chega a receber milhares de turistas por ano. O MMA informa que, segundo estudos, o Pantanal abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas. De acordo com a Embrapa Pantanal, quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e  algumas apresentam vigoroso potencial medicinal.

Entretanto, o bioma vem sendo muito impactado pela ação humana, principalmente pela atividade agropecuária, especialmente nas áreas de planalto adjacentes do bioma. Como o exemplo acontecido recentemente, em que uma carvoaria deu origem a um incêndio que queimou 1,5 mil hectares de área de reserva legal e agropastoril do Pantanal. A região do Pantanal abriga diversas fazendas e, entre elas, em algumas foram resgatados trabalhadores em situação de escravidão. Em um dos casos, uma denúncia deu origem a uma operação que resgatou 4 trabalhadores em tais condições. O MMA informa também que apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável. ***___Pesquisa de Rosane Michelis, jornalista, bacharel em geografia e pós em turismo.

 




fonte: Rosane Michelis



JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Vende-se
vende
High Society
Grande abraço a aniversariante do dia Karla Cristina, que festeja primavera e recebe o carinho mais que especial da família, clientes e amigos. Karlinha todo sucesso do mundo acompanhado de muita saúde e felicidades é o que desejamos a você pela mulher, mãe e profissional que é. Feliz Aniversário!!! Pura felicidade assim se resume o casal Antônio e Bianca aguardando ansiosos a chegada da primogênita Maria Antônia. No fim de semana o casal recebeu amigos e familiares para o tradicional  Chá de Bebê que foi preparado com muito amor. Felicidades e que Maria Antônia chegue com muita saúde. Parabenizamos hoje Maria Amélia Braga pela passagem de mais um natalício. Que a data se repita por muitos anos com saúde e realizações são os nossos votos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados