Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Dia do Pantanal
Data:13/11/2018 - Hora:08h33

Uma das regiões mais belas do Estado, tombada como Patrimônio da Humanidade pelas Nações Unidas em 2005 e Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988, tem seu dia comemorado ontem, (12). O Dia do Pantanal foi aprovado em 2008 em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, morto em 2005. O lugar  que guarda riquezas exuberantes e é fonte de pesquisas, também é palco de crimes como trabalho escravo e incêndios em vegetação. A área de 150.355 km² (IBGE) – 65% do território em Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso – ocupa apenas 1,76% de terras brasileiras, mas é considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Conforme dados do MMA (Ministério do Meio Ambiente), o Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, além do Chaco,

nome dado à área nas porções do Paraguai e Bolívia. E ainda há a interferência do homem, seja para o bem ou para o mal. O pesquisador Octávio Luiz Franco, de 40 anos, já trabalhou pelo Brasil e até fora dele, mas agora o Pantanal é a origem de plantas e animais pesquisados por ele. Atualmente ele é professor de Ciências Biológicas da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e dedica sua vida a ser uma espécie de ‘alquimista’ dos biomas Cerrado e Pantanal. O pesquisador tem encontrado diversos ‘antibióticos’ escondidos em plantas e animais. Um dos exemplos é o jenipapo, que está sendo estudada por Octávio e uma de suas alunas e pesquisadora de iniciação científica, Micaella Nogueira, de 19 anos. A fruta tem auxiliado as comunidades indígenas de Miranda, cidade pantaneira a 203 km de Campo Grande. Ao que tudo indica, as pesquisas irão revelar um remédio contra infecções no intestino.

O Pantanal é rico em beleza e cultura e chega a receber milhares de turistas por ano. O MMA informa que, segundo estudos, o Pantanal abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas. De acordo com a Embrapa Pantanal, quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e  algumas apresentam vigoroso potencial medicinal.

Entretanto, o bioma vem sendo muito impactado pela ação humana, principalmente pela atividade agropecuária, especialmente nas áreas de planalto adjacentes do bioma. Como o exemplo acontecido recentemente, em que uma carvoaria deu origem a um incêndio que queimou 1,5 mil hectares de área de reserva legal e agropastoril do Pantanal. A região do Pantanal abriga diversas fazendas e, entre elas, em algumas foram resgatados trabalhadores em situação de escravidão. Em um dos casos, uma denúncia deu origem a uma operação que resgatou 4 trabalhadores em tais condições. O MMA informa também que apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável. ***___Pesquisa de Rosane Michelis, jornalista, bacharel em geografia e pós em turismo.

 




fonte: Rosane Michelis



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados