Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Unemat instala totem “Criação da Unemat” às margens do Rio Paraguai
Data:08/11/2018 - Hora:13h21
Unemat instala totem “Criação da Unemat” às margens do Rio Paraguai
Moisés Bandeira

Ás, 7h30, desta quinta-feira (8), iniciaram os eventos comemorativos em alusão aos 40 anos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com o descerramento do totem “Criação da Unemat” às margens do Rio Paraguai, no Cais da Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres. Participaram do dispositivo de honra a reitora, Ana Di Renzo, o vice-reitor Ariel Lopes, o prefeito de Cáceres, Francis Maris Crus, o reitor eleito Rodrigo Zanin, a vice-reitora eleita Nilce Maria da Silva, os ex-reitores Taisir Karim e Dionei Silva e João Porto Rodrigues, um dos idealizadores da Unemat.

O totem foi instalado a sombra da árvore Chuva de Ouro, à Rua Marechal Deodoro, que nos anos 1970 testemunhou as reuniões informais de professores que sonharam trazer Ensino Superior à Cáceres, no interior do estado de Mato Grosso. Estes professores fundantes do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc) dão início a Unemat. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Amaral, contou aos presentes como tudo começou. E a reitora frisou. “Se ninguém tivesse tido a iniciativa, hoje não teríamos a Unemat formando e transformando vidas em todo o estado de Mato Grosso”.

Segundo o professor e economista João Porto, os encontros se davam após as aulas na Escola Estadual Raimundo Cândido do Reis. À época no local funcionava a lanchonete Society Lanches. “Esse lugar ficou na nossa mente como um ponto de troca de ideias”, contou João Porto.

De acordo com Anderson Amaral, a árvore Chuva de Ouro (Cassia fistula L.) foi instituída como árvore símbolo da Universidade em razão das comemorações do quadragenário da Unemat, com a intenção de registrar junto à memória institucional a reunião dos seus fundadores.

O prefeito, Francis Maris, cumprimentou os fundadores e todos os que dão continuidade a história que segundo ele edifica a cidade, o estado e o país. Francis Maris ainda pediu a Unemat que prepare os jovens para a era digital.

Vagner Aparecido Ribeiro, cacerense, 29 anos, funcionário da terceirizada que presta serviços ‘a Unemat, disse que apesar de já ter passado pelo local inúmeras vezes, só tomou conhecimento dos fatos há pouco mais de dois anos, por meio de um professor da Unemat. “É muito importante que esse totem conte a história da Unemat que já formou muitas pessoas e engrandece Cáceres”, disse Vagner.

A Unemat completou 40 anos no dia 20 de julho. A data está sendo comemorada no dia 8 de novembro em virtude do aniversário da Instituição ter coincidido com o período eleitoral e suas restrições.




fonte: Hemilia Maia



AREEIRA JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados