Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Com chuvas da primavera a volta do horário de verão
Data:06/11/2018 - Hora:09h04
Com chuvas da primavera  a volta do horário de verão
JCC

Mais uma vez Mato Grosso a exemplo de demais estados da região norte, centro-oeste, sul e sudeste, voltou a conviver com o horário de verão, no alvorecer do chuvoso domingo de primavera, início na madrugada deste domingo (4), quando tivemos de adiantar o relógio em uma hora. Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permanecerão no horário normal.

O objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora, para reduzir a concentração de consumo nos horários entre 18h e 21h. Dados apontam que a economia no período tem caído nos últimos anos, a economia de R$ 405 milhões em 2013 caiu para R$ 147,5 milhões no último ano.

O horário, que costumava começar no mês de outubro, foi alterado para evitar a mudança de horário durante as eleições e segundo informações do Ministério de Minas e Energias, a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros foi uma das causas pela qual a economia no consumo beira a neutralidade.

Um dos motivos seria a popularização do uso de ar condicionado pelos habitantes. “[As mudanças] estão bastante associadas à maior participação de equipamentos de climatização de ambientes e à evolução tecnológica da iluminação residencial e pública. Desta forma, metodologias de avaliação de impacto da aplicação da política pública do Horário de Verão devem necessariamente considerar também a temperatura como variável explicativa”, segundo o relatório.

O Ministério de Minas e Energia ainda não divulgou relatório do horário de verão de 2017/2018. Os dados serão submetidos à avaliação do Governo Federal quanto à efetividade da política para os próximos anos. Este ano, o horário irá vigorar nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal a partir do dia 4 de novembro.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, em entrevista coletiva na última quarta-feira (31) fez um alerta aos estudantes que participariam das provas do Enem para que ficassem bem atentos aos horários. Ele disse que acionou as instâncias responsáveis para que as operadoras não errassem na atualização dos relógios, como ocorreu há duas semanas. O horário de verãotermina no dia 16 de fevereiro de 2019, o terceiro sábado do mês, como é tradicional. Serão pouco mais de três meses com o relógio adiantado em uma hora.




fonte: Da Redação



rotary anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados