Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Padre que construiu casas para idosos recebe prêmio
Data:03/11/2018 - Hora:09h14
Padre que construiu casas  para idosos recebe prêmio
Bruno Cidade

Emocionado, Anselmo Vandrili, 78, padre da paróquia São Paulo, localizada em uma comunidade rural da cidade de Mirassol D’ Oeste, recebeu anteontem, (31) o Prêmio Cândido Rondon, iniciativa do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), vinculado à Secretaria de Estado Justiça e Direitos humanos (Sejudh). O prêmio homenageia e reconhece pessoas que lutam e promovem a defesa dos direitos das pessoas idosas em Mato Grosso.

Ao longo dos últimos 36 anos, padre Anselmo ajudou centenas de idosos: construiu casas individuais, fez encaminhamento para aposentadoria e deu orientações. Ele conta que tudo começou quando pessoas que foram trabalhadoras rurais e já estavam em idade avançada queriam aposentar, mas não sabiam como fazer. “Elas vinham até nós pedir ajuda”, lembra.

Depois disso, começaram a chegar idosos sem famílias e, seguindo a orientação do Papa João Paulo II, que diz que a comunidade cristã deve ser a família de que não tem, o padre abraçou a causa dos anciões, conseguiu um terreno e construiu cerca de 10 casas para idosos da comunidade. Nunca tivemos funcionários, a própria comunidade ajudava a cuidar dos idosos que precisavam. Fazíamos isso com muita simplicidade”, explica o Padre que ainda classifica seu feito como ações pequenas realizadas com alegria. “Os idosos devem ser valorizados. Eles são a memória da família e das comunidades. São fonte de sabedoria”, finaliza. Padre Anselmo recebeu o prêmio na categoria personalidade em vida.

Para o secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Junior, a homenagem é importante porque é um mecanismo de reconhecimento e incentivo para as pessoas olharem mais para os idosos. “O Conselho e a Sejudh não deixam de trabalhar fortemente para realização de políticas públicas de médio e longo prazo em prol de melhores condições de vida para os idosos”, diz. Esta foi a terceira edição da premiação que ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso. Ela fez parte de um calendário de atividades realizadas em outubro em comemoração ao mês do idoso. Diversos grupos de Centros de Convivência dos Idosos de Cuiabá e região encantaram um público de mais de 300 pessoas com cantos, dança e exercícios de coordenação motora.




fonte: Secom/MT com Redação



anuncie aqui anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Destaque especial desta quinta-feira a empresária Adriana Barbosa Barros, que inaugurou  mais uma panificadora Pão & Cia na city. A filial fica na Avenida Talhamares. Parabéns pelo mais novo empreendimento e por acreditar no potencial da Princesinha. Sucessos mil!!!  Felicidades a Amanda Lorrayne que apaga velinha envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Trocou de idade ontem Silvio Luiz Silva, que na oportunidade foi abraçado pelos familiares, amigos e companheiros do Rotary Club de Cáceres. Desejo que seu aniversário lhe traga uma felicidade imensa e que você possa realizar todos seus desejos nessa nova etapa de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados