Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Exposição na Sicmatur retrata etapas da bicentenária Cáceres
Data:19/10/2018 - Hora:08h11
Exposição na Sicmatur retrata  etapas da bicentenária Cáceres
Assessoria

Uma exposição sobre a história e a cultura de Cáceres abrange os 240 anos que a cidade está completando e pode ser vista em exposição no hall de entrada do Centro de Eventos Maria Sophia Leite, na Sicmatur.

”A viagem por mares nunca navegados de Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, de Barra de Lisboa ao Brasil e depois do Rio de Janeiro até Vila Bela por terras nunca percorridas, em 1772, selaria seis anos mais tarde o destino da cidade de Cáceres, com a sua fundação em 6 de outubro de 1778, como Vila Maria do Paraguai.” Este é o primeiro parágrafo dos textos que contam a história de Cáceres, nas obras do engenheiro e historiador Adilson Domingos dos Reis, expostas ao público. Adilson é presidente do IHGC (Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres).

O historiador conta que há 44 anos faz anotações profissionais sobre Cáceres, na área em que trabalha, a engenharia. “Esse é um trabalho feito também por diversos dos nossos confrades e confreiras do Instituto Histórico e Geográfico-Cáceres-IHGC, fundado em 2002. Um trabalho que nos dá enorme satisfação interior, além de ser uma das atribuições do IHGC”, frisa Adilson Reis.

O engenheiro disse ainda que trabalha em parceria com a UNEMAT e a Academia Mato-Grossense de Letras-AML. “Temos dois imortais cacerenses, a professora doutora Olga e o professor doutor”, faz questão de destacar.

Além de Adilson, a ‘Exposição Histórico-Cultural Cáceres 240 Anos’ tem a organização de Maria do Socorro Araújo, Neuza Zattar, Olga Maria Castrillon Mendes e Vanilda Mendes Dantas. Com muitos textos de narrativas históricas, também estão dezenas de fotos antigas que retratam vários períodos desses mais de dois séculos de existência de Cáceres. Depois do Centro de Eventos, os trabalhos serão expostos de forma itinerante nas escolas e outros locais de maior visitação pública.




fonte: Assessoria



JBA anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Destaque especial desta quinta-feira a empresária Adriana Barbosa Barros, que inaugurou  mais uma panificadora Pão & Cia na city. A filial fica na Avenida Talhamares. Parabéns pelo mais novo empreendimento e por acreditar no potencial da Princesinha. Sucessos mil!!!  Felicidades a Amanda Lorrayne que apaga velinha envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Trocou de idade ontem Silvio Luiz Silva, que na oportunidade foi abraçado pelos familiares, amigos e companheiros do Rotary Club de Cáceres. Desejo que seu aniversário lhe traga uma felicidade imensa e que você possa realizar todos seus desejos nessa nova etapa de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados