Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Justiça mantém condenação de entidade que não acolheu menor
Data:18/10/2018 - Hora:09h15
Justiça mantém condenação de entidade que não acolheu menor
TJ/MT

Por decisão unânime, a Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso desproveu recurso na Apelação Cível que visava reformar sentença proferida pelo juízo da Terceira Vara Cível de Mirassol D’Oeste. A ação inicial, movida pelo Ministério Público, condenou a vice-presidente de uma Associação de Acolhimento à Criança por não acolher um menor na instituição, o que acarretaria infração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O fato ocorreu no ano de 2014 e a apelante, que à época administrava a unidade, alegou não haver situação de risco que justificasse o acolhimento do menor sem a determinação judicial. Segundo ela, o menor, portador de doença mental, violento e agressivo, representava risco às crianças do abrigo, razão pela qual ela solicitou a improcedência da ação.

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Dirceu dos Santos, citou o esclarecimento feito pelo juiz de Primeira Instância, onde a ação adotada pela recorrente contrariou as normas que determinam somente a comunicação às autoridades competentes, no prazo de 24 horas, acerca do acolhimento emergencial. O relator transcreveu o artigo 6º do regimento interno da Associação. “A instituição de acolhimento receberá crianças e/adolescente para acolhimento emergencial independentemente de decisão judicial, o que poderá ser feito mediante requisição do Conselho Tutelar e comunicado ao Juízo e MP da Comarca de Mirassol D’Oeste em no máximo 24h”.

Segundo o desembargador, “não cabe à vice-diretora da casa de acolhimento analisar as condições da genitora em cuidar do infante, ao passo que a vulnerabilidade do menor, segundo apurado pelos Conselheiros Tutelares, consubstanciava-se no risco de fuga de sua residência localizada na zona rural da Comarca de Mirassol D’Oeste”.

Desse modo, o desembargador Dirceu ressalta que além de não competir ao responsável pelo abrigo emitir qualquer juízo de valor concernente à eventual situação de risco experimentada pelo menor, seja no âmbito familiar ou se a deriva pela cidade, àquele compete apenas comunicar, no prazo especificado, o acolhimento emergencial ao Juízo da Infância e Juventude, a quem compete, em última análise, aferir se a situação de emergência efetivamente ocorreu no caso concreto e, se ainda é necessária a manutenção do acolhimento em razão da iminência da situação de risco caso retorne à sua residência.

Ao concluir seu voto, com base na análise dos fatos e das provas produzidas nos autos, o relator diz que “restou comprovado que a recorrente deixou de observar, deliberadamente, o princípio da proteção integral da criança e do adolescente, previsto no art. 227 da Constituição Federal e art. 4º do ECA, uma vez que não poderia, amparada em qualquer regimento interno, recusar a requisição de acolhimento do Conselho Tutelar em caráter emergencial e excepcional”. O voto foi acompanhado pelos desembargadores Cleuci Terezinha Chagas Pereira da Silva (1ª Vogal) e Carlos Alberto Alves da Rocha (2º Vogal).




fonte: TJ/MT



AREEIRA anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados