Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Voto de legenda para senador será anulado
Data:05/10/2018 - Hora:14h33
Voto de legenda para  senador será anulado
Divulgação

Nas eleições gerais deste ano os eleitores vão votar duas vezes para senador, já que são duas as vagas para este cargo. Os eleitores, entretanto, não podem votar no mesmo candidato duas vezes. Caso, o eleitor tente votar duas vezes no mesmo candidato ao senado, o segundo voto será anulado.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), este tema tem gerado dúvidas entre os eleitores. Isto porque, nas eleições gerais de 2014 foi escolhido apenas um candidato ao senado.  Essa diferença entre vagas para o cargo de senador acontece porque o mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições gerais acontecem a cada quatro anos. Desta forma, a cada eleição é alterada a composição do Senado Brasileiro, alternando entre um terço e dois terços das cadeiras.

Ao todo o Brasil possui 81 senadores e, nestas eleições, 54 destas vagas estão em disputa. Portanto, os eleitores poderão escolher dois candidatos ao senado, votando primeiro em um e depois no outro, lembrando que o número dos candidatos ao senado tem três dígitos.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso, entretanto, alerta para o fato de não existir voto em legenda para candidato ao senado. O voto em legenda (quando o eleitor digita o número do partido e aperta confirma) só é válido para candidatos a deputado federal e estadual.

Se o eleitor digitar apenas dois dígitos e apertar a tecla confirma para o cargo de senador, o voto será anulado. Os dois votos para senador possuem pesos iguais. Serão escolhidos os dois candidatos ao senado que tiverem o maior número de votos em cada estado.

Neste domingo (07), o eleitor escolherá representantes para seis cargos. A ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte: deputado federal; deputado estadual; senador 1; senador 2; governador; presidente. São muitos números para guardar na cabeça, por isso, o Tribunal aconselha o eleitor fazer é levar a sua colinha.




fonte: TRE/MT com Redação



AREEIRA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados