Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Café Retrô Press
Data:05/10/2018 - Hora:14h28
Café Retrô Press
Reprodução Web

Dentre os periódicos que circularam na cidade de São Luiz de Cáceres nas primeiras décadas do século XX, um dos que tiveram vida mais longa foi o jornal “A Razão”. Fundado em 1917, para ser o divulgador das propostas do Partido Republicano de Mato Grosso, saiu de circulação em 1954. Em janeiro de 1918, surge o jornal “O Combate”, órgão do Partido Republicano Conservador. Estruturados em forma de tablóide, com quatro páginas e quatro colunas, medindo 27,5cm x 39,5cm, o primeiro saía aos sábados e, o segundo, às quintas-feiras. Além desses jornais, podemos destacar. O “Argos”, que circulou entre os anos de 1911e 1916, que se intitulava como ‘periódico independente e noticioso’.

***

Na edição de 22 de agosto de 1926, A Razão publicou uma matéria intitulada Melhoramentos Urbanos: A cidade de São Luiz de Cáceres, cujas primeiras ruas outr’ora nasciam da margem do Paraguay, foi recuando, cortadas estas em suas testadas pelo desbarrancamento, e assim registra-se a perda de um grande numero de casas, inclusive o antigo quartel militar, - vasto edifício de que actualmente só existem signaes. Os poderes públicos, que nenhuma obra de anteparo têm podido fazer para impedir taes accidentes, excepção apenas do porto calçado da rua ‘Nova’ e do começo (abandonado) das obras da praça ‘Rio Branco”, estão na dependência do auxilio dos particulares, proprietários limitrophes dos terrenos marginaes.

***

Em 1913, os jogos de futebol e as corridas de cavalos ocorriam nas praças, Barão do Rio Branco e Major João Carlos, respectivamente e as partidas de Foot Ball aos domingo, na praça Barão do Rio Branco às 3hs. da tarde, e noticiava o jornal que o match amistoso seria entre os clubs cacerense Foot Ball Club e o Rio Branco Foot Ball Club. Já o Turf Cacerense, tinha acontecido na Praça Major João Carlos, com uma esplêndida corrida de cavalos, tendo sido vitorioso o até agora, o invencível ‘gato preto’ do comerciante Sr. Miguel Zattar.

***

A divulgação maciça de remédios nos jornais de São Luiz de Cáceres no começo do século XX, não era uma exceção, pelo contrário, ela ocorria também em outras cidades brasileiras do período. Os fabricantes do Grande Depurativo do sangue Elixir de Nogueira, do pharmaceutico João da Silva Silveira, avisa que, apezar da actual crise, não Augmentaram preço do referido preparado, Não havendo razão para o publico comprá-lo por preço mais levado do que o seu antigo custo. A explicação para esse fenômeno foi a rápida urbanização que ocorreu no Brasil no início do século XX, com a vinda para as cidades de pessoas das zonas rurais, rompendo assim com a estrutura familiar tradicional e com ervas e plantas medicinais.

***

Nas listas, a partir dos jornais Argos e a Razão, dos relatórios e dos ofícios, encontrados na sede do arquivo público em Cuiabá, devemos destacar alguns nomes que se dedicaram ao exercício da educação nos anos de 1910 a 1947. Sua fundação esteve ligada diretamente ao processo de desenvolvimento da cidade, em face da consolidação do regime republicano. Seu funcionamento passou a ocorrer num prédio localizado na Rua General Osório, onde hoje funcionou o Arquivo Municipal. Ali se agruparam três escolas: a) a masculina que tinha como diretor Professor Octavio Motta; b) a feminina com a professora Ritta Garcia e c) a mista com a professora Escolástica Botelho.




fonte: Editoria



JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Para quem gosta de objetos de decoração e utilidades, daqueles do dia a dia, até os mais requintados, agora conta com a Casa Marquesa, especializada em presentes para as mais variadas ocasiões. A empresária Beatriz Tavares investiu num espaço requintado e aconchegante para oferecer o que tem de melhor, com  muito bom gosto. Vale conferir. Sucessos Bia. Cáceres agradece Felicitamos neste dia a linda morena Bárbara Victória Filiagi Assunção que celebra mais uma primavera e recebe o carinho especial das irmãs Kássia e Raquel, do pai do coração Gaúcho e rol de amigos. Sucessos, saúde, amor e alegrias nesse novo ano é o que a família do JCC deseja. Feliz Niver!!! Brindamos hoje mais um aniversário da finess Lucia Oliveira. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano pleno de realizações e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados