Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Café Retrô Press
Data:05/10/2018 - Hora:14h28
Café Retrô Press
Reprodução Web

Dentre os periódicos que circularam na cidade de São Luiz de Cáceres nas primeiras décadas do século XX, um dos que tiveram vida mais longa foi o jornal “A Razão”. Fundado em 1917, para ser o divulgador das propostas do Partido Republicano de Mato Grosso, saiu de circulação em 1954. Em janeiro de 1918, surge o jornal “O Combate”, órgão do Partido Republicano Conservador. Estruturados em forma de tablóide, com quatro páginas e quatro colunas, medindo 27,5cm x 39,5cm, o primeiro saía aos sábados e, o segundo, às quintas-feiras. Além desses jornais, podemos destacar. O “Argos”, que circulou entre os anos de 1911e 1916, que se intitulava como ‘periódico independente e noticioso’.

***

Na edição de 22 de agosto de 1926, A Razão publicou uma matéria intitulada Melhoramentos Urbanos: A cidade de São Luiz de Cáceres, cujas primeiras ruas outr’ora nasciam da margem do Paraguay, foi recuando, cortadas estas em suas testadas pelo desbarrancamento, e assim registra-se a perda de um grande numero de casas, inclusive o antigo quartel militar, - vasto edifício de que actualmente só existem signaes. Os poderes públicos, que nenhuma obra de anteparo têm podido fazer para impedir taes accidentes, excepção apenas do porto calçado da rua ‘Nova’ e do começo (abandonado) das obras da praça ‘Rio Branco”, estão na dependência do auxilio dos particulares, proprietários limitrophes dos terrenos marginaes.

***

Em 1913, os jogos de futebol e as corridas de cavalos ocorriam nas praças, Barão do Rio Branco e Major João Carlos, respectivamente e as partidas de Foot Ball aos domingo, na praça Barão do Rio Branco às 3hs. da tarde, e noticiava o jornal que o match amistoso seria entre os clubs cacerense Foot Ball Club e o Rio Branco Foot Ball Club. Já o Turf Cacerense, tinha acontecido na Praça Major João Carlos, com uma esplêndida corrida de cavalos, tendo sido vitorioso o até agora, o invencível ‘gato preto’ do comerciante Sr. Miguel Zattar.

***

A divulgação maciça de remédios nos jornais de São Luiz de Cáceres no começo do século XX, não era uma exceção, pelo contrário, ela ocorria também em outras cidades brasileiras do período. Os fabricantes do Grande Depurativo do sangue Elixir de Nogueira, do pharmaceutico João da Silva Silveira, avisa que, apezar da actual crise, não Augmentaram preço do referido preparado, Não havendo razão para o publico comprá-lo por preço mais levado do que o seu antigo custo. A explicação para esse fenômeno foi a rápida urbanização que ocorreu no Brasil no início do século XX, com a vinda para as cidades de pessoas das zonas rurais, rompendo assim com a estrutura familiar tradicional e com ervas e plantas medicinais.

***

Nas listas, a partir dos jornais Argos e a Razão, dos relatórios e dos ofícios, encontrados na sede do arquivo público em Cuiabá, devemos destacar alguns nomes que se dedicaram ao exercício da educação nos anos de 1910 a 1947. Sua fundação esteve ligada diretamente ao processo de desenvolvimento da cidade, em face da consolidação do regime republicano. Seu funcionamento passou a ocorrer num prédio localizado na Rua General Osório, onde hoje funcionou o Arquivo Municipal. Ali se agruparam três escolas: a) a masculina que tinha como diretor Professor Octavio Motta; b) a feminina com a professora Ritta Garcia e c) a mista com a professora Escolástica Botelho.




fonte: Editoria



anuncie rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados