Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Sistema do TRE/MT está em alerta nestas eleições
Data:03/10/2018 - Hora:09h33
Sistema do TRE/MT está  em alerta nestas eleições
JCC

A corrupção eleitoral, conhecida como compra de votos ainda é em 2018, uma das maiores preocupações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, segundo o chefe da Seção de Orientação e Apoio da Corregedoria da Corte, Kelsen de França Magalhães, que apresentou ontem, ao lado do desembargador Márcio Vidal, presidente do Tribunal, o Sistema de Registro de ocorrências Penais e Inelegibilidade (SIROPI).

De acordo com Magalhães, a compra de votos, ao lado de boca de urna (veiculação de propaganda política no dia da eleição) e transporte de eleitores são os crimes mais praticados no Estado e estão atingindo atualmente um público que não era visto anos atrás.

“Para eleição ser transparente nós precisamos combater os crimes eleitorais. Os três que acontecem mais são a corrupção eleitoral, boca de urna e transporte de eleitores. Já tivemos vários carros apreendidos em razão da distribuição de combustível. Em uma única ação, apreendemos mil litros de combustível. O tipo da compra de voto mudou. É muito menos alimento, cesta básica ou botina e muito mais focado em um público que não é miserável. É um público que tem carro, tem moto. Apreendemos carros envolvidos que tem o valor de mais de R$ 100 mil”, disse o chefe da Seção de Orientação e Apoio da Corregedoria do TRE.

Um dos idealizadores do SIROPI, Magalhães garantiu que o sistema irá deixar estas eleições mais transparentes para o cidadão e irá evitar que processos sejam prescritos por ficarem por anos tramitando na justiça pela falta de informação. 

“Estas informações vão servir primeiro para que a gente assegure transparência para o cidadão e para também evitamos que estes processos tramitem em instâncias que não é competente e evitará que estes processos tramitem por muito tempo e prescrevam. Por que se a gente identificar um suposto crime, nós não permitiremos que este crime prescreva por falta de um registro e uma informação simples”, explicou.

Apesar do sistema já estar concluído e funcionando, o cidadão, por motivo de segurança só terá acesso à consultas depois do dia 7 de outubro. A imprensa, no entanto poderá estar indo até o TRE no dia da eleição e colhendo informações atualizadas para repassá-las a sociedade.

“Este sistema que está sendo lançado oficialmente à sociedade é mais um instrumento tecnológico que objetiva a transparecia para que se tenha um controle. Os dados são oficiais e eles serão convergidos para um único banco de dado, permitindo uma certa agilidade e uma visibilidade do quadro do processo eleitoral. O cidadão em breve terá estas informações, por questão de cautela, segurança da própria tecnologia, mas foi oferecido a imprensa estar se dirigindo até este tribunal, onde estarão disponível boletins e a oportunidade de fazer consultas”, afirmou o presidente do TRE Marcio Vidal.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Parabenizamos o pequeno Samuel Maciel, que ontem festejou seu primeiro aniversário envolto ao carinho dos papais Wellyngton Maciel e Darlene Floriano e da vovó Isabel. Desejamos que continue crescendo forte e saudável, e que a felicidade se multiplique por muitos anos. Feliz Niver!!! Em contagem regressiva para a chegada do primeiro baby o casal Vander Sousa e Janaína Sedlacek que não se cabem de felicidade e ansiedade para o dia tão esperado. Estamos na expectativa também já desejando um bom parto a futura mamãe. Abraço especial a supervisora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Maria, Fabíola Campos Lucas, que desenvolve um trabalho digno de registro. Educadora nota mil que merece nosso respeito.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados