Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Vereadores da Bolívia discutem parceria com prefeito de Cáceres
Data:15/09/2018 - Hora:08h47
Vereadores da Bolívia discutem parceria com prefeito de Cáceres
Assessoria

Na manhã de ontem, (14), o prefeito Francis Maris Cruz recebeu uma comitiva composta de vereadores (consejales/conselheiros) de municípios bolivianos vizinhos, representantes dos poderes legislativos de San Matias, San Ignácio de Velasco, San José de Chiquitos e Concepcion, na fronteira com o Brasil, que fazem divisa ou são próximos à de Cáceres ou, mais longe, como os representantes de Puerto Suárez.

O objetivo foi o de incrementar as parcerias que envolvem esses municípios, principalmente na recuperação, conservação e construção de estradas em comum. Reunidos na sala de reuniões do Paço Municipal, eles discutiram os problemas comuns que vive a região, no tocante à saúde e assistência social, uma vez que os dois povos se relacionam diariamente, não só através de serviços públicos, mas também pelo comércio e indústria, fazendo de Cáceres um grande pólo regional e internacional.

O presidente da Câmara (Concejo Municipal) de San José de Chiquitos, Ulises Pesoa Justiniano, classificou de muito importante as relações dos vizinhos bolivianos com Cáceres, devido aos interesses comerciais e sociais. Ulises destacou que o serviço de saúde existente em Cáceres é essencial para o povo boliviano da fronteira.

Dentre os vários assuntos discutidos, Ulises salientou a parceria com Cáceres no combate aos incêndios florestais e nas margens das estradas da região, nesta época de seca. O prefeito Francis lembrou que a Bolívia quer vender uréia ao Brasil, que Mato Grosso pode comprar toda a produção de uréia boliviana, mas para isso é preciso boas estradas. Outro comércio que pode expandir é o de gás, cujo botijão de 10 quilos custa o equivalente à 12 reais no país vizinho. Estradas melhores, lembrou Francis, podem viabilizar a vinda do gás boliviano para ser engarrafado aqui no Brasil, com um preço muito melhor.

Na reunião, ainda foi comentada a possibilidade de a Bolívia trazer uma extensão de uma faculdade boliviana de medicina para a vizinha San Matias. Francis lembra que há cerca de 20 mil brasileiros estudando na Bolívia.

Outro grupo de bolivianos chegou logo depois. ‘Consejales’ e assessores do município de Puerto Suarez, não conseguiram chegar a tempo para a reunião, mas foram recebidos no gabinete do prefeito. O assunto principal foi também a estrada (carreteira), que liga o Brasil até o Oceano Índico, atravessando a Bolívia e o Chile.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Parabenizamos o pequeno Samuel Maciel, que ontem festejou seu primeiro aniversário envolto ao carinho dos papais Wellyngton Maciel e Darlene Floriano e da vovó Isabel. Desejamos que continue crescendo forte e saudável, e que a felicidade se multiplique por muitos anos. Feliz Niver!!! Em contagem regressiva para a chegada do primeiro baby o casal Vander Sousa e Janaína Sedlacek que não se cabem de felicidade e ansiedade para o dia tão esperado. Estamos na expectativa também já desejando um bom parto a futura mamãe. Abraço especial a supervisora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Maria, Fabíola Campos Lucas, que desenvolve um trabalho digno de registro. Educadora nota mil que merece nosso respeito.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados