Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Empresas e produtores aderem em defesa das cabeceiras do pantanal
Data:15/09/2018 - Hora:08h45
Empresas e produtores aderem em defesa das cabeceiras do pantanal
Reprodução

Cinco empresas e uma associação da região de Tangará da Serra passaram a fazer parte do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal. São elas a SLC Agrícola, Fazenda São Marcelo (Grupo Carrefour), a Cooperativa de Crédito Sicredi, a Cooperativa C-Vale de Diamantino, o Instituto Sociocultural Pontal do Sepotuba, e um clube de Rotary da região.

O compromisso foi firmado em evento promovido pelo WWF-Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), que reuniu o grupo gestor do Pacto e os novos signatários para avaliar e discutir novas ações em prol da preservação das micro-bacias da região.

 O Pacto é uma aliança da qual o WWF-Brasil faz parte, que pretende recuperar 700 quilômetros de rios e nascentes de uma área percorrida pelo rio Paraguai e afluentes como Sepotuba, Cabaçal e Jauru. Atualmente, 146 nascentes estão em estado de conservação. Além das novas adesões ao Pacto, a região de Tangará da Serra tem recebido ações em prol das micro-bacias de municípios da região, como adequações de estradas, drenagem de águas pluviais e recuperação de bacias,visando a melhor infiltração da água no solo, diminuindo assoreamento e promovendo a melhoria das bacias hidrográficas locais.

Segundo Breno Melo, analista de conservação do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, alguns dos trabalhos feitos em Tangará da Serra são na bacia do Rio Queima Pé.   Para o presidente do IPAC e consultor ambiental do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO/MT), Décio Eloi Siebert, entender as necessidades das comunidades que vivem próximas às micro-bacias é fator decisivo para que as ações do Pacto sejam eficientes.

“É preciso primeiramente entender os problemas e interesses das comunidades dessas micro-bacias para depois ampliarmos nossas ações. Hoje, trabalhamos guiados pelo entendimento dos anseios da comunidade e o que entendem como prioridade para a melhoria da região”, afirma. 

Além dos trabalhos realizados na região de Tangará da Serra, novas ações que visam a melhoria da capacidade técnica dos municípios da região do Alto Paraguai estão previstas para Mato Grosso, como cursos de topografia nos municípios abrangidos pelo Consórcio Alto Rio Paraguai, a serem Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Tangará da Serra, todos localizados na área de abrangência do Pacto.




fonte: Assessoria



JBA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados