Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Abril de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Estudantes de Vila Bela visitam fórum da comarca
Data:13/09/2018 - Hora:08h40
Estudantes de Vila Bela  visitam fórum da comarca
Divulgação

Estudantes do 9º ano da Escola Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, foram recepcionados pelo juiz diretor, Elmo Lamoia de Moraes, durante visita. A ação faz parte de um projeto intitulado "Pequeno Grande Cidadão", que permite proporcionar aos alunos noções de Direito, criticidade e orientação vocacional.

Durante o tour eles souberam como funciona o Poder Judiciário, quais os trabalhos são desenvolvidos e visitaram toda a estrutura da Comarca. O juiz mostrou aos alunos o Plenário do Tribunal do Júri, as celas onde ficam os presos que serão interrogados, o gabinete, secretarias e demais setores.

Os alunos manusearam processos e assistiram a palestras, tanto do magistrado quanto do promotor de Justiça Samuel Telles Costa sobre as funções do Judiciário, Ministério Público, Executivo e Legislativo. "No começo eles estavam retraídos, mas depois ficaram mais desenvoltos. Fizeram várias perguntas sobre a nossa profissão, como foram os estudos até chegarmos às funções de juiz e promotor e pediram dicas sobre as vantagens e desvantagens de cada uma", contou Elmo Lamoia.

Depois, o magistrado chamou oficiais de justiça, assessores e servidores do gabinete para que os alunos pudessem distinguir um pouco mais sobre estas profissões e para que eles tivessem conhecimento de que uma Comarca não é composta somente pelo juiz. Cada um falou sobre o trabalho que desenvolve diariamente e responderam algumas perguntas.

"Foi muito positivo porque é uma realidade que não é próxima deles, já que alguns estudam na zona rural. Para eles é um ambiente diferente e essa visita desmistifica o que é o Poder Judiciário e mostra que estamos aqui para servir e à disposição da população", disse Lamoia.

O juiz sugeriu à Secretaria Municipal de Educação para que esta atividade seja incluída no calendário escolar.

Além disso, para fomentar o conhecimento sobre as profissões, o magistrado cedeu o espaço do Tribunal do Júri para a realização da "Mostra das profissões", no dia 25 de outubro, onde estudantes estarão em contato com profissionais de diversas áreas para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

A visita é uma iniciativa do advogado Mauro Crema, que atua no município e tem dado aulas sobre conhecimentos de Direito nas escolas públicas com o intuito de formar jovens conscientes para suas profissões.




fonte: Dani Cunha



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
canopus
High Society
Embelezando nossa High Society o gatinho Miguel em ensaio fotográfico comemorativo a Páscoa. Sorriso fácil que encanta a todos deixando os avós corujas Gilda e Gilmar Assunção cada dia mais apaixonados. Beijinhos mil e muita saúde ao Miguel. Destaque mais que especial as mulheres da Casa da Amizade que ontem num gesto solidário e de amor ao próximo dedicaram uma manhã em prol das crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Gonçalinho. Na oportunidade além de distribuírem ovos de páscoa a todos, ainda doaram atenção com conversas e muita alegria. São atitudes como essa que fazem a diferença, uma vez que páscoa não é só chocolate, mas doação e amor. Nosso registro e nossos aplausos...  Festejando data nova a querida amiga Dayse Tedesco Ribeiro que hoje recebe os abraços do rol de amigos e dos familiares. Que esse novo ano venha recheado de coisas boas e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados