Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 16 de Junho de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Escola destaca as tradições do rico folclore em Cáceres
Data:04/09/2018 - Hora:08h49
Escola destaca as tradições  do rico folclore em Cáceres
Assessoria

Culminância do Projeto Folclore aconteceu na quadra da escola, com danças, brincadeiras populares, dramatização de lendas, causos e comidas típicas.  

 A Escola Municipal Santos Dumont localizada em Cáceres, desenvolveu, durante todo o mês de agosto, atividades pedagógicas sobre o Folclore Brasileiro, regional e local. Como agosto é o mês do Folclore, no intuito de valorizar a cultura popular e um vasto patrimônio a ser difundido e preservado, o Projeto Folclore foi trabalhado por todos os professores da unidade de ensino.

A culminância do Projeto Folclore aconteceu na última quinta-feira (30), na quadra da escola, onde centenas de pais e convidados puderam assistir apresentações de danças, brincadeiras populares, dramatização de lendas, contação de causos, parlendas e comidas típicas da culinária mato-grossense.

Um grupo de cururueiros foi convidado para apresentar o Siriri e o Cururu. O siriri é uma das danças mais populares do folclore mato-grossense. Praticada na cidade e na zona rural, tem presença indispensável em festas, batizados, casamentos e festejos religiosos. É uma dança que lembra celebrações indígenas.  Já o Cururu é um canto primordial do folclore mato-grossense, com viola-de-cocho, ganzá e o mocho.

O Grupo Folclórico Igarapé, que representa Cáceres em diversos festivais de folclore no Brasil, tendo também se apresentado na Argentina, abrilhantou a noite. Para a diretora Adriana Zuchini, a culminância do Projeto Folclore retrata o intenso trabalho desenvolvido em sala de aula, oportunizando o conhecimento dos diferentes gêneros da escrita presentes no folclore, bem como do resgate de lendas, que entraram em cena nas apresentações culturais, dramatizações teatrais e musicais, encenações de danças e cantigas de roda.

A coordenadora pedagógica, professora Lecy Auxiliadora de Campos Santos, ressaltou a importância do resgate da cultura e das tradições folclóricas e da interação da comunidade que participou ativamente de toda programação. Para a secretária municipal de Educação, Eliene Liberato Dias, o projeto desenvolvido pela escola Santos Dumont, ao abordar um tema tão rico como o folclore, resgatando brincadeiras, lendas, personagens, oportuniza às  crianças que vivenciem através do lúdico, todo conhecimento que está dentro do livro didático ou na cultura popular e se transforme em uma realidade prática, que irá marcar a vida de cada um. (Fonte Esdras Crepaldi)




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
 Queridos amigos Luiz Catelan e Sebastiana (Batana), é com todo orgulho que cabe em nossos corações que felicitamos vocês pelas bodas de ouro. Durante esses anos souberam alimentar a  chama do amor, sendo exemplo e inspiração para muitos casais  e hoje cinquenta anos depois  vocês continuam dando lição do que é companheirismo, amor, respeito, carinho... Para nós do JCC é um prazer partilhar desse lindo momento,  e poder estar ao lado de vocês nessa comemoração  de Bodas de Ouro. Certamente foi um longo caminho, dias e dias de alegrias, algumas tristezas, mas sobretudo muito amor. Desejamos de coração muitas felicidades para tudo o que juntos  ainda viverão! E nesse brinde especial do JCC o melhor momento do grande dia... Parabéns a você Sônia Arruda Pinheiro do Amaral! Hoje é o seu aniversário e por isso é um dia de festa. Espero que celebre com muita alegria e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. Desejamos toda a felicidade do mundo, muito amor, sucesso e saúde para todos os dias. Você merece tudo de bom que acontecer, pois é uma pessoa especial. Feliz Aniversário! Os flashs hoje são especiais a você. Nas fotos com a filha Simone. Simpática sindicalista, a agricultora familiar Rafaela Cunha, Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cáceres, já idealizando preparativos para o jubileu de ouro da sua base em 2020.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados