Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Escola destaca as tradições do rico folclore em Cáceres
Data:04/09/2018 - Hora:08h49
Escola destaca as tradições  do rico folclore em Cáceres
Assessoria

Culminância do Projeto Folclore aconteceu na quadra da escola, com danças, brincadeiras populares, dramatização de lendas, causos e comidas típicas.  

 A Escola Municipal Santos Dumont localizada em Cáceres, desenvolveu, durante todo o mês de agosto, atividades pedagógicas sobre o Folclore Brasileiro, regional e local. Como agosto é o mês do Folclore, no intuito de valorizar a cultura popular e um vasto patrimônio a ser difundido e preservado, o Projeto Folclore foi trabalhado por todos os professores da unidade de ensino.

A culminância do Projeto Folclore aconteceu na última quinta-feira (30), na quadra da escola, onde centenas de pais e convidados puderam assistir apresentações de danças, brincadeiras populares, dramatização de lendas, contação de causos, parlendas e comidas típicas da culinária mato-grossense.

Um grupo de cururueiros foi convidado para apresentar o Siriri e o Cururu. O siriri é uma das danças mais populares do folclore mato-grossense. Praticada na cidade e na zona rural, tem presença indispensável em festas, batizados, casamentos e festejos religiosos. É uma dança que lembra celebrações indígenas.  Já o Cururu é um canto primordial do folclore mato-grossense, com viola-de-cocho, ganzá e o mocho.

O Grupo Folclórico Igarapé, que representa Cáceres em diversos festivais de folclore no Brasil, tendo também se apresentado na Argentina, abrilhantou a noite. Para a diretora Adriana Zuchini, a culminância do Projeto Folclore retrata o intenso trabalho desenvolvido em sala de aula, oportunizando o conhecimento dos diferentes gêneros da escrita presentes no folclore, bem como do resgate de lendas, que entraram em cena nas apresentações culturais, dramatizações teatrais e musicais, encenações de danças e cantigas de roda.

A coordenadora pedagógica, professora Lecy Auxiliadora de Campos Santos, ressaltou a importância do resgate da cultura e das tradições folclóricas e da interação da comunidade que participou ativamente de toda programação. Para a secretária municipal de Educação, Eliene Liberato Dias, o projeto desenvolvido pela escola Santos Dumont, ao abordar um tema tão rico como o folclore, resgatando brincadeiras, lendas, personagens, oportuniza às  crianças que vivenciem através do lúdico, todo conhecimento que está dentro do livro didático ou na cultura popular e se transforme em uma realidade prática, que irá marcar a vida de cada um. (Fonte Esdras Crepaldi)




fonte: Assessoria



JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Para quem gosta de objetos de decoração e utilidades, daqueles do dia a dia, até os mais requintados, agora conta com a Casa Marquesa, especializada em presentes para as mais variadas ocasiões. A empresária Beatriz Tavares investiu num espaço requintado e aconchegante para oferecer o que tem de melhor, com  muito bom gosto. Vale conferir. Sucessos Bia. Cáceres agradece Felicitamos neste dia a linda morena Bárbara Victória Filiagi Assunção que celebra mais uma primavera e recebe o carinho especial das irmãs Kássia e Raquel, do pai do coração Gaúcho e rol de amigos. Sucessos, saúde, amor e alegrias nesse novo ano é o que a família do JCC deseja. Feliz Niver!!! Brindamos hoje mais um aniversário da finess Lucia Oliveira. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano pleno de realizações e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados