Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
MPF/MT ingressa com ação contra o prefeito de Cáceres
Data:18/08/2018 - Hora:10h48
MPF/MT ingressa com ação  contra o prefeito de Cáceres
Arquivo

O Ministério Público Federal em Mato Grosso, por meio da sua unidade em Cáceres, ajuizou Ação Civil Pública pela prática de atos de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade de bens contra o prefeito do Município de Cáceres, Francis Maris Cruz.

A ação também tem como demandados o ex-secretário municipal de Saúde, Roger Alessandro Rodrigues Pereira, e a servidora pública municipal Evanilda Costa do Nascimento Felix.

Conforme consta na ACP, tanto o prefeito quanto o ex-secretário são demandados por irregularidades relativas ao desvio de função dos agentes de combate às endemias do município. A prática de tais atos de improbidade administrativa vêm causando prejuízo ao erário, bem como atentado contra princípios da administração pública, além de gerar expressiva redução na qualidade do serviço de vigilância epidemiológica prestado pela municipalidade à população de Cáceres.

Os referidos atos consistem no descumprimento de normas que dizem respeito ao número mínimo de agentes atuantes no combate às endemias, conforme estipulam as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Além disso, dos agentes de endemias contratados, em número inferior ao que determinam as normas de regência, muitos deles exercem funções estranhas às previstas em legislação específica, caracterizando assim, desvio de função.

Quanto à Evanilda, esta foi demandada por irregularidades relativas ao acúmulo ilegal de cargos. Ao mesmo tempo em que a servidora formalmente ocupava o cargo de Agente de Combate às Endemias, também exercia o cargo de Coordenadora de Vigilância Sanitária Epidemiológica e Controle de Endemias; contrariando normas constitucionais, bem como as prescrições legais da Lei 11.350/2006, sobretudo porque há o recebimento das remunerações relativas aos dois cargos sem que houvesse a devida prestação do serviço de combate às endemias.

Quanto a Roger Pereira, na qualidade de Secretário Municipal de Saúde à época dos fatos, era o responsável direto por traçar as estratégias a serem tomadas no âmbito do programa de combate às endemias, incluindo, o poder-dever de estabelecer as atividades exercidas por cada um dos servidores públicos vinculadas à Secretaria de Saúde, de acordo com suas atribuições legalmente estabelecidas; não sendo lícito ao titular da pasta determinar que os servidores que lhes são hierarquicamente vinculados desempenhem atividades em flagrante desvio de função.

Diante disso, o MPF requer liminarmente seja determinada a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de Francis Maris Cruz e Roger Pereira, até o montante para arcar com o ressarcimento dos danos ao erário e dos valores ilicitamente obtidos no valor de R$ 630 mil correspondentes ao valor do prejuízo estimado. Evanilda Felix deve arcar com R$ 92 mil referentes aos valores ilicitamente incorporados ao seu patrimônio pela acumulação de cargos.

Os requeridos devem arcar ainda com a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento da multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.




fonte: Assessoria MPF/MT



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados