Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Enigma da Pirâmide
Data:15/08/2018 - Hora:08h15

Hoje é comemorado o dia da informática, ciência dispositiva, que vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e todos acompanhamos o desenvolvimento das novas tecnologias, já que a informática veio para inovar e facilitar a nossa vida. Já imaginou a sua vida sem a informática? Pois é, a informática revolucionou o mundo e como um fator essencial para qualquer empresa, trouxe muitos avanços, benefícios e facilidades para as pessoas, principalmente, com a Tecnologia da Informação (TI). Mas tudo começou em 1946, no dia 15 de agosto, ocorreu uma invenção que até hoje influencia gerações.

Foi o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer), o primeiro computador digital eletrônico, criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, um avanço para a tecnologia. O ENIAC possuía o tamanho de um prédio com diversos componentes e pesava milhares de quilos. Quer saber mais curiosidades? A Techtudo relembrou a história da evolução do computador. Apesar do PC estar no nosso cotidiano, a sua existência é recente. Enquanto Alan Turing é conhecido por seu pioneirismo na ciência da computação ou da programação em si, foi o engenheiro mecânico Charles Babbage, que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, ainda no século XIX.

A chamada “Primeira Geração” é marcada por computadores a válvula, tendo o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) como seu principal representante para alguns estudiosos. Ele foi criado em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, por John Eckert e John Mauchley. Trata-se do primeiro computador digital eletrônico programável de uso geral. A “Segunda Geração” dos computadores surgiu na década de 1950 e teve como marca a chegada dos transistores. Com a nova tecnologia, finalmente o computador idealizado por Alan Turing poderia ser construído e comercializado – o destaque foi o Univac 1101, um equipamento de 12 metros de comprimento e 6,1 metros de largura que usava 2.700 tubos a vácuo para seus circuitos lógicos.

Algo como a “Era de Ouro” dos computadores, a década de 1960 trouxe para o mercado os primeiros microprocessadores. A lista começa com o DEC PDP-1, precursor da “Terceira Geração”, e passa pelo CDC 6600, o mais rápido da época e três vezes mais veloz do que o Strech, da IBM – ele conseguia realizar mais de 3 milhões de instruções por segundo. Foi em 1965 que o computador finalmente saiu das grandes salas e se tornou portátil. Para falar de informática, não podemos esquecer de citar o cinema. Vale lembrar que foi em 1985 que surgiu o primeiro personagem totalmente digital criado para um filme, o longa “O enigma da pirâmide,” que apesar de ter apenas 10 segundos de duração, foi indicado ao Oscar. ***___Anasajon Sistemas. 




fonte: Anasajon Sistemas



AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Parabenizamos o pequeno Samuel Maciel, que ontem festejou seu primeiro aniversário envolto ao carinho dos papais Wellyngton Maciel e Darlene Floriano e da vovó Isabel. Desejamos que continue crescendo forte e saudável, e que a felicidade se multiplique por muitos anos. Feliz Niver!!! Em contagem regressiva para a chegada do primeiro baby o casal Vander Sousa e Janaína Sedlacek que não se cabem de felicidade e ansiedade para o dia tão esperado. Estamos na expectativa também já desejando um bom parto a futura mamãe. Abraço especial a supervisora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Maria, Fabíola Campos Lucas, que desenvolve um trabalho digno de registro. Educadora nota mil que merece nosso respeito.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados