Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
SENAR oferece curso sobre técnicas para plantio direto
Data:03/08/2018 - Hora:08h30
SENAR oferece curso sobre  técnicas para plantio direto
Ilustrativa

Decidir se vai optar pelo plantio direto ou não exige pesquisa, conhecimento e estudo da área utilizada. O produtor rural precisa avaliar várias situações para verificar se é viável ou não implantar este sistema em sua propriedade. Diante deste panorama, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) passa a oferecer capacitações para orientar o produtor e o trabalhador rural a implantar este sistema. Um dos treinamentos é o ‘Plantio Direto’.

Com carga horária de 40 horas, este treinamento tem como objetivo mostrar ao participante os detalhes de implantação do sistema conforme técnicas de conservação de solo.

O conteúdo inclui ainda assuntos como as diferenças entre o plantio direto e o convencional, rotação e sucessão de culturas, adequação das tecnologias de agricultura de precisão, preparação e adubação do solo. Os interessados em saber mais sobre o conteúdo deste treinamento devem acessar o www.senarmt.org.br ou procurar o Sindicato rural de seu município para saber se há turmas previstas e se há vagas.

Os resultados das avaliações sobre a utilização de um novo sistema na propriedade levam à reflexão sobre a expansão ou redução de culturas, contratação de pessoal, compra de insumos e também de novos investimentos no setor de máquinas e implementos. Sem dúvida, dar importância à tomada de decisões é primordial para a administração moderna.

Na agricultura não é diferente, sendo uma atividade de risco, é totalmente dependente do sucesso, e os agricultores lutam para serem produtivos e, acima de tudo, competitivos. Tomar decisões corretas representa eficiência e competitividade.

E quando se fala de plantio direto deve-se elencar os princípios deste sistema que consiste em não revolver o solo, utilizar a rotação de culturas e o uso delas para a cobertura e formação de palhada. Embora, alguns produtores, adeptos desse tipo de sistema fazem também o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Vale dizer que a rotação de cultura se mostra importante, pois a combinação de plantas com características distintas tem a capacidade de tornar o sistema mais eficiente, além de proporcionar o melhor controle de pragas e doenças.

Vale lembrar ainda que esse sistema demanda certo conhecimento do produtor rural em relação a todas as suas fases. Por isso, os produtores que desejam empregá-lo em suas propriedades devem dispensar mais atenção ao controle de pragas e doenças e também ao manejo de fertilizantes. Além disso, a mão de obra envolvida na implantação desse sistema deve ser capacitada com treinamentos específico para operar as semeadoras, pulverizadoras e colheitadeiras.

Tomados estes cuidados, o produtor está pronto para introduzir o sistema de plantio direto em sua propriedade, dispondo assim de uma técnica que contribui para a formação de um sistema mais saudável, beneficiando a agricultura e a sociedade.

A técnica do plantio direto é uma atividade saudável, pois disponibiliza um número maior de matéria orgânica e de diversidade de plantas. Com isso, tem-se uma produção de custo menor, pois esse sistema busca a saúde do solo e da planta. Sendo assim, em vez de um sistema convencional com aração, gradagem e enxada rotativa, usa-se o preparo biológico com plantas de cobertura que serão manejadas por roçada ou por dessecação.




fonte: Assessoria



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Parabenizamos o pequeno Samuel Maciel, que ontem festejou seu primeiro aniversário envolto ao carinho dos papais Wellyngton Maciel e Darlene Floriano e da vovó Isabel. Desejamos que continue crescendo forte e saudável, e que a felicidade se multiplique por muitos anos. Feliz Niver!!! Em contagem regressiva para a chegada do primeiro baby o casal Vander Sousa e Janaína Sedlacek que não se cabem de felicidade e ansiedade para o dia tão esperado. Estamos na expectativa também já desejando um bom parto a futura mamãe. Abraço especial a supervisora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Maria, Fabíola Campos Lucas, que desenvolve um trabalho digno de registro. Educadora nota mil que merece nosso respeito.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados