Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Grupo Flor Ribeirinha se destaca em tour na França
Data:28/07/2018 - Hora:07h44
Grupo Flor Ribeirinha se  destaca em tour na França
Assessoria

O intercâmbio cultural com as delegações de vários países, é o que vem ocorrendo com o  grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo beira rio, durante a sua participação no 30º Festival internacional de Folclore de Martigues, há 800 quilômetros de Paris, um dos mais importantes festivais de arte e cultura da França. Durante o evento, além das apresentações em palco, o grupo pratica uma série de ensaios e atividades no local do evento e também em outros pontos da cidade. Nesta quinta-feira (26), o Flor Ribeirinha apresentou com outros grupos na praça Mirabeau, para a população da cidade, o seu histórico, figurinos, instrumentos e uma parte de cada quadro do espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil.

O diretor Administrativo do grupo, Jeferson Guimarães Rosa, ressaltou que o verdadeiro sentido do festival é o intercâmbio que ocorre entre os músicos, dançarinos, coordenadores e outros participantes de cada grupo. Ele explicou que é o momento de troca de experiências, diante das diferenças de culturas e idiomas. “Nós cultivamos a nossa música e a nossa arte. Apresentamos aqui o que o nosso país e o nosso estado tem de bom, eles também.    Estamos sempre presentes nos concertos, nas siestas, ministramos as oficinas de siriri, samba e de artesanato em cerâmica. Todos ficaram encantados com o Brasil”, observou.

Em Martigues, através do intercâmbio, muitas famílias francesas receberam  os dançarinos músicos e demais integrantes dos grupos de cada país. O dançarino do Flor Ribeirinha, Francismar Petini, disse que a acolhida nas residências foi de forma genuína, uma prática que vem ocorrendo na cidade, que realiza o festival há 30 anos. “Vivenciamos aqui novas experiências com a cultura francesa”, disse ele. 

O intercambio proporcionou o conhecimento e a possibilidade de fazer novos amigos, disse a dançarina Mariana Laura. Ela enalteceu a importância da convivência. “É gratificante ver como o Brasil encanta e desperta a curiosidade das pessoas” argumentou. Já o dançarino Zandonaide da Silva, frisou que chamou a sua atenção, os costumes, a gastronomia e a receptividade das famílias francesas. 

O diretor musical do grupo Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel  relatou que há uma grande interação entre os grupos, notadamente na musicalidade, que é universal. Ele disse que foi importante conhecer os tipos de instrumentos utilizados  por outras nações. ”Pudemos verificar o que eles usam e eles também conhecer os nossos instrumentos. A viola de cocho,  despertou muita curiosidade, pela sua história cultural, essencial para o nosso siriri. Vimos que alguns países usam muita percussão, outros mais instrumentos de cordas. O México, por exemplo, tem a força da aspa e sopro. Os instrumentos também tem influências históricas de outros países. Levamos daqui, novas experiências para o nosso grupo em Mato Grosso”, assegurou Edmilson.

O grupo Flor Ribeirinha participará do encerramento do festival com o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, neste sábado (28). Participam também as delegações do Chile, México, Georgia, Kamikia, Tartazan e Rússia.




fonte: Assessoria



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Para quem gosta de objetos de decoração e utilidades, daqueles do dia a dia, até os mais requintados, agora conta com a Casa Marquesa, especializada em presentes para as mais variadas ocasiões. A empresária Beatriz Tavares investiu num espaço requintado e aconchegante para oferecer o que tem de melhor, com  muito bom gosto. Vale conferir. Sucessos Bia. Cáceres agradece Felicitamos neste dia a linda morena Bárbara Victória Filiagi Assunção que celebra mais uma primavera e recebe o carinho especial das irmãs Kássia e Raquel, do pai do coração Gaúcho e rol de amigos. Sucessos, saúde, amor e alegrias nesse novo ano é o que a família do JCC deseja. Feliz Niver!!! Brindamos hoje mais um aniversário da finess Lucia Oliveira. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano pleno de realizações e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados