Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Pediatria – 296 Anos
Data:27/07/2018 - Hora:09h03

Hoje é dia do Pediatra, medico da especialidade, que nasceu em 1722, na Suíça, brotando da aguçada percepção do médico Theodore Zwinger, professor da Faculdade de Medicina de Basileia. Ele notou que os sinais e sintomas de uma mesma doença que acomete tanto a criança como o adulto são diferentes na forma e no conteúdo. Criança não é, pois, miniatura do adulto, é um ser em formação. O mestre foi bem criativo, inclusive no título da obra que publicou, Paedoiatreia — as doenças na infância. Daí a palavra “Pediatria”. Surgiu assim um novo domínio de conhecimento médico, que passou a despertar crescente atração vocacional nos jovens que optam pela medicina como profissão. O resultado é visível no Brasil. A despeito do pouco valor que o SUS atribui à saúde da criança e do adolescente, a pediatria ocupa o primeiro lugar no ranking das especialidades médicas. São cerca de 40 mil profissionais. A medicina faz a sua parte, os governos, não. O Dia do Pediatra é celebrado em 27 de julho, porque nesta data, em 1910, foi criada a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Seus objetivos maiores e indissociáveis têm sido a saúde na infância e na adolescência, e a devida valorização do pediatra como especialista diferenciado para cuidar desse grupo etário. A SBP é a segunda maior sociedade de pediatria do mundo. Com sede no Rio de Janeiro, descentraliza iniciativas, realizando relevante papel para a construção da cidadania. Graças ao apoio dos sócios, conseguiu uma independência orçamentária que lhe confere a indispensável autonomia.

As conquistas da entidade pediátrica nacional enaltecem sucessivas gerações de médicos que deram tudo de si para o bem da criança e do adolescente. Algumas mais recentes são bem marcantes, como o lançamento do Tratado Brasileiro de Pediatria, um livro abrangente e qualificado, escrito por mais de 500 autores nacionais, que revela a dimensão da especialidade no país. Tudo isso se deve ao elevado grau de consciência da comunidade pediátrica nacional. Ela não considera a SBP como entidade corporativa ou sindical, nem como espaço político-partidário ou movido por interesses pessoais. Sempre prevaleceu o compromisso de seus membros com os objetivos maiores, por meio dos quais se identificam pela coerência e lealdade. Assim, o firme percurso na rota de progressos em favor da causa da infância e da adolescência, e da correspondente valorização do pediatra, projeta-se cada vez mais no respeitável cenário da pediatria brasileira. Um grandioso exemplo a ser comemorado, sobretudo neste dia 27 de julho, que o calendário registra o Dia do Pediatra! ***___Dioclécio  de Campos Junior;  Médico, professor emérito da UnB, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria/Eduardo da Silva Vaz, Médico, pediatra, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.




fonte: Dioclécio de Campos Junior



AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Vende-se
vende
High Society
Um click especial ao príncipe  Miguel que veio ao mundo para aumentar a felicidade da mamãe Cinthia Moreira Assunção, que está curtindo cada segundo a presença do seu pequeno.  Que Papai do céu derrame muitas bênçãos  de saúde sobre sua vida. Seja bem vindo Miguel! Fazer aniversário é celebrar a vida. E quem amanheceu festejando mais um ano foi o amigo Moisés Bandeira a quem enviamos votos de paz, saúde e prosperidades. Que Deus te conceda uma vida repleta de vitórias e conquistas. Parabéns!!! Uma excelente sexta-feira a Ronilma da Cunha Martins que com seriedade realiza um ótimo trabalho o setor de Regulação da saúde do município. Que Deus continue abençoando você pela atenção e carinho que dispensa com as pessoas que precisam de atendimento.  Sucessos a toda equipe!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados