Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Técnicos discutem situação da onça na baía em Cáceres
Data:20/07/2018 - Hora:09h24
Técnicos discutem situação  da onça na baía em Cáceres
Reprodução

Uma onça-pintada que se instalou próximo à região central de Cáceres tem assustado e ao mesmo tempo encantado pessoas que diariamente presenciam o animal Baía dos Malheiros, no Rio Paraguai. O felino apareceu na região há cerca de uma semana e insiste em permanecer em uma ilha na margem oposta à região central e o receio de alguns, é que animal atravesse o rio e entre na cidade.

De acordo com o capitão Roosevelt Marcos Barros da Silva, da Polícia Ambiental, foi montado um monitoramento em conjunto com o Corpo de Bombeiros para acompanhar os passos do animal, que até o momento tem se mostrado tranqüilo. “É normal que ela apareça ali, porque é região de mata; a nossa guarnição chegou bem próximo a ela e pôde notar que se trata de um animal de porte grande, algo superior a  100 quilos e parece ser forte e saudável”, disse Silva.

Segundo o capitão, apesar da tranqüilidade do animal, o risco de ataque aos moradores existe e é grande. “Trata-se de uma onça-pintada fêmea, a gente não sabe se há mais de uma; estamos monitorando e preparando uma ação de resgate através de disparo com tranqüilizante, justamente devido ao risco, por estar muito próxima, afinal, é um animal silvestre e se pode esperar de tudo,” complementou.

Conforme o doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso Fernando Tortato, especialista em onças-pintadas há 10 anos não há nada de estranho no animal aparecer na Baía dos Malheiros, pois o local é habitat natural da onça-pintada e não seria correto retirá-la dali. “A gente tem que pensar num contexto de Pantanal, que é um dos biomas mais preservados do Brasil. Tanto Cáceres como Corumbá, que são duas cidades que estão às margens do rio Paraguai, estão diretamente conectadas com o Pantanal”, explicou.

Tortato explicou que o risco do felino atacar uma pessoa é quase nulo, mas entende as autoridades quererem retirá-la dali por conta da população. “As onças estão no Pantanal há séculos, no mesmo espaço que o homem, quantos ataques houve aqui? Um apenas, em que o rapaz estava acampando e provocou a situação. Eu concordo que estar ali é um problema, mas se pensar nessa situação em Cáceres, ali é o habitat dela, tem onça, tem jacaré, tem capivara,” concluiu.




fonte: Redação com C.N



anuncie aqui anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Vende-se
vende
High Society
Grande abraço a aniversariante do dia Karla Cristina, que festeja primavera e recebe o carinho mais que especial da família, clientes e amigos. Karlinha todo sucesso do mundo acompanhado de muita saúde e felicidades é o que desejamos a você pela mulher, mãe e profissional que é. Feliz Aniversário!!! Pura felicidade assim se resume o casal Antônio e Bianca aguardando ansiosos a chegada da primogênita Maria Antônia. No fim de semana o casal recebeu amigos e familiares para o tradicional  Chá de Bebê que foi preparado com muito amor. Felicidades e que Maria Antônia chegue com muita saúde. Parabenizamos hoje Maria Amélia Braga pela passagem de mais um natalício. Que a data se repita por muitos anos com saúde e realizações são os nossos votos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados